Memória Titulo
Este São Cristóvão está há 40 anos em Rudge Ramos

Em 1970, 25 de julho, a Prefeitura de São Bernardo instalava nos jardins da Garagem Municipal, junto à Avenida Caminho do Mar, em Rudge Ramos

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Em 1970, 25 de julho, a Prefeitura de São Bernardo instalava nos jardins da Garagem Municipal, junto à Avenida Caminho do Mar, em Rudge Ramos, uma imagem em tamanho natural de São Cristóvão segurando o Menino Jesus. O prefeito Aldino Pinotti esteve presente. O pároco do Rudge, Fiorente Elena, benzeu a imagem. E houve festa entre os motoristas municipais, evento que se repete anualmente até hoje - a festa deste ano ocorreu ontem em Riacho Grande.

A imagem de São Cristóvão, em gesso e envolta numa proteção de vidro, continua no local, hoje sede da Secretaria de Serviços Urbanos. E na última semana tivemos oportunidade de fotografá-la.

Os motoristas da Prefeitura mantêm há 30 anos uma associação beneficente também chamada São Cristóvão. Pela última contagem, a Prefeitura possui 458 motoristas, segundo o chefe deles, Edson Marini.

O SANTO
Cristóvão viveu na Síria, no século 3º. Diz a tradição que era um gigante de estatura. Atravessou caudaloso rio levando o Menino Jesus em seus ombros, tendo então se convertido. Por esse motivo, tornou-se o patrono dos motoristas. De sua vida pouco se conhece, tendo sido martirizado por ser cristão.

Paranapiacaba
Semana passada, dia 20, os Correios lançaram um selo em homenagem à vila inglesa que fica no Alto da Serra, em Santo André. Trata-se do terceiro selo oficial da cidade. O primeiro, alusivo ao 4º Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo, foi lançado em 1953; o segundo, comemorativo aos 70 anos do Sindicato dos Químicos do ABC, é de 2008. Agora o de Paranapiacaba.

Walter Gallo e Ribeirão Pires
Leio diariamente Memória, pois valorizo muito tudo o que se refere às antiguidades, as relíquias de família, as fotos antigas, as histórias do passado. Acho que isso é coisa de família.

Adorei a matéria "A Memória passa pela casa de Walter Gallo" (15 de julho), sobre o acervo do primo Walter Gallo e concordo que o prefeito e as autoridades educacionais de Ribeirão Pires deveriam valorizar e olhar com mais carinho o museu do Sr. Walter. Santo de casa faz milagre, sim!!!
Eunice Gallo, São Caetano

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 25 de julho de 1980

Manchete - Gasolina a Cr$ 38,00 e o gás a Cr$ 211,90 a partir do dia 31.

São Bernardo - Devastada área no Jardim Silva.

Mauá - Onze bairros recebem iluminação a vapor de mercúrio, entre os quais Chácara Falchi, Capuava e Vila Assis Brasil.

Rio Grande da Serra - Câmara Municipal volta a receber água

Editorial - Poluição ainda permanece incontrolável.

EM 25 DE JULHO DE...
1970 - Busto de José Luiz Flaquer, o senador Flaquer, é retirado da Praça Embaixador Pedro de Toledo (o Largo da Estátua) e transferido para a rua Senador Flaquer, em frente ao Cine Carlos Gomes e Banco do Brasil.

Coube ao prefeito Celso Daniel trazer o busto de volta ao seu ponto original, no Largo da Estátua, onde está presentemente.

Trabalhadores
Nascem em 25 de julho:
1900 - Guilherme Krause. Natural de São João da Boa Vista. Servente da Rhodia.

1918 - Jorge Procópio Abraão. Natural de Guaratinguetá (SP). Sócio nº 24 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Rhodia. Residente à Rua Bolívia, 442.
Fonte: 1º livro de registro geral dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

Agenda da Fundação Pró-Memória
56 anos da inauguração oficial do Hospital São Caetano (1954).

MUNICÍPIO PAULISTA
Águas de São Pedro. Criado em 1948, quando se separa do Município de São Pedro.

HOJE
Dia do Motorista, Dia do Escritor e Dia do Trabalhador Rural.

SANTOS DO DIA
Cristóvão, Tiago Maior e Valentina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;