Internacional Titulo
Acidente aéreo leva Kuchma a demitir chefes militares
Por Do Diário OnLine
Com Agências
28/07/2002 | 17:18
Compartilhar notícia


O acidente ocorrido durante uma exibição aérea em Lviv, no sábado, levou o presidente da Ucrânia, Leonid Kuchma, a promover uma verdadeira 'limpeza' na cúpula militar ucraniana. Kuchma acredita que o comando militar, especialmente da Aeronáutica, falhou gravemente no acidente que resultou em 88 mortos e 116 feridos. Neste domingo, quatro membros de alta patente foram presos para "investigações sobre a tragédia".

Ainda no sábado, logo após o acidente, o comandante da Força Aérea da Ucrânia, Viktor Strelnikov, foi demitido por Kuchma. O presidente da Ucrânia anunciou ainda sua intenção de proibir a realização de exibições aéreas no país.

Neste domingo, Kuchma derrubou o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Petro Chuliak. Pouco depois, o ministro ucraniano de Defesa, Volodymyr Shkidchenko, entregou sua carta de renúncia ao presidente Kuchma.

A repercussão negativa do acidente foi tão grande na Ucrânia que o ex-comandante da Força Aérea Viktor Strelnikov e mais três dirigentes da Força foram presos neste domingo. "Os primeiros elementos da investigação mostram que a tragédia foi provocada por graves erros na organização dos vôos", afirma a promotoria-geral da Ucrânia em um comunicado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;