Esportes Titulo A Fiel agradece
Corinthians supera tabu e avança
Thiago Bassan
Do Diário do Grande ABC
10/05/2012 | 00:58
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Foi sofrido, como de costume, mas o Corinthians conquistou a vaga para as quartas de final da Copa Libertadores da América, nesta quarta-feira à noite, no Estádio Pacaembu. O Timão venceu o Emelec por 3 a 0 e agora enfrenta o Vasco com a vantagem de decidir em casa. Além disso, pôs fim a incômodo tabu de 12 anos, afinal, desde a edição de 2000 a equipe não superava a fase de oitavas de final.

Com a obrigação de vencer, o Timão começou o jogo nervoso e a ansiedade atrapalhou.

Mas, aos sete minutos, tudo mudou. Émerson foi lançado e cruzou rasteiro. Fábio Santos ganhou na dividida do adversário e fez 1 a 0.

A situação se acalmou. Até em demasia. O time parou de atacar e deu chances ao Emelec de empatar. Os equatorianos partiam para o ataque e, por várias vezes, assustaram o goleiro Cássio.

A partir dos 22, o Timão voltou a mostrar sua força. Paulinho arriscou de fora da área e Dreer fez a defesa. No minuto seguinte, Willian se esticou todo, mas a bola saiu.

A pressão surtiu efeito. O Emelec, assustado, preocupava-se apenas em se defender.

Assim, o jogo ficou truncado.

Apesar da posse de bola ser maior dos equatorianos, era o Timão quem assustava quando avançava. E, em rápida jogada, quase ampliou. Danilo ajeitou, aos 38, Émerson bateu e Dreer defendeu parcialmente. No rebote, a defesa tentou afastar, mas chutou em cima de Alex e a bola por muito pouco não entrou.

A melhor oportunidade surgiu aos 41. Danilo cruzou e Paulinho cabeceou firme, acertando a trave. Depois, o Timão segurou o placar.

O susto veio logo no início do segundo tempo. Em menos de um minuto, o Emelec quase empatou. Valencia soltou a bomba em cobrança de falta e Cássio espalmou.

Parecia que o jogo era disputado no Equador. O Corinthians sofria com a forte marcação e o Emelec passou a gostar da partida.

Só que no momento em que os visitantes estavam melhor, o Timão ampliou. Chicão bateu falta, aos 19, e Paulinho cabeceou para fazer 2 a 0.

Com a vitória praticamente assegurada, o Alvinegro passou a se defender e, apesar das tentativas do Emelec, o placar seguia inalterado.

Mas para coroar a sofrida vitória, o Corinthians chegou ao terceiro gol. Danilo cruzou, aos 40, Alex dominou e na saída do goleiro fez 3 a 0.

A fiel foi ao delírio e a festa tomou conta do Pacaembu.

 

Diretoria procura lateral-direito Guilherme

O nome Guilherme virou obsessão no Corinthians. Mas, desta vez, o alvo da equipe paulista é outro. Depois da negociação com a Portuguesa envolvendo o volante Guilherme, que pode ser trocado pelo goleiro Júlio César, a bola da vez no Parque São Jorge é outro Guilherme.

O homônimo refere-se ao lateral-direito da Ponte Preta. O jogador chamou a atenção dos dirigentes do Timão após a boa performance no Campeonato Paulista, em especial nas quartas de final, quando a Macaca eliminou o time do Parque São Jorge.

"É um nome que está sendo observado. Um atleta forte fisicamente, que também pode atuar como volante. Mas não é nossa prioridade. Ele está um degrau abaixo dos outros na mira", admitiu o gerente Edu Gaspar.

A diretoria da Macaca negou qualquer consulta, mas não descartou a possibilidade de negócio, caso haja boa proposta.

A negociação com a Portuguesa ainda não terminou. A primeira reunião entre os clubes não agradou aos lusitanos e outra proposta deve ser feita em breve.

"Os valores apresentados não nos interessam. Nos reunimos e chegamos a essa conclusão. Agora estamos aguardando, vamos ver se eles vão fazer outra oferta. Se fizerem, vamos sentar e analisar novamente", garantiu o presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa.

Pelos lados do Corinthians, a reclamação sobre a Lusa é decorrente do fato de os dirigentes terem vazado o uso de Júlio César como moeda de troca. (das Agências)

Vasco sofre, mas bate Lanús nos pênaltis; Boca também vence

O Vasco tornou sua classificação às quartas de final da Copa Libertadores ainda mais emocionante. Após vencer o primeiro jogo contra o Lanús por 2 a 1, no Rio, o time carioca foi à Argentina jogando pelo empate. O panorama melhorou ainda mais quando abriu o placar com Nilton, no primeiro tempo. Mas o adversário buscou a virada, o que levou a partida aos pênaltis.

Foi aí que valeu a frieza e experiência dos cinco batedores vascaínos (Felipe, Juninho Pernambucano, Carlos Alberto, Renato Silva e Alecsandro), que converteram as cobranças e garantiram os 5 a 4. Agora, o Vasco pega o Corinthians.

No Chile, o Boca Juniors confirmou a vaga ao vencer o segundo jogo contra o Unión Española, por 3 a 2. Os argentinos já haviam levado a melhor no duelo de ida por 2 a 1 e ontem garantiram passagem às quartas de forma tranquila.

Ainda no primeiro tempo, o Boca abriu 1 a 0 com gol de Insaurralde. No início da segunda etapa, aumentou a vantagem com Mouche. Os chilenos diminuíram com Pineda, mas Riquelme tratou de fazer o terceiro dos visitantes. Jaime ainda marcou o segundo do Unión Española e tentou reanimar o time, mas já era tarde.

Agora, o time argentino espera quem vencer de Fluminense e Internacional, que se enfrentam nesta quinta-feira, às 22h, no Engenhão. Na partida de ida, empate sem gols. No mesmo horário se enfrentam Universidad do Chile e Deportivo Quito. Os equatorianos venceram o primeiro jogo por 4 a 1. da Redação

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;