Memória Titulo
Um presente nos 110 anos da Ítalo-Brasileira

Sociedade Ítalo-Brasileira de Santo André realiza neste sábado a sua festa de 110 anos: 1900-2010

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/09/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Sociedade Ítalo-Brasileira de Santo André realiza neste sábado a sua festa de 110 anos: 1900-2010. E um dos presentes será dado por um antigo sócio que há muitos anos reside em Curitiba: Stelio Mazzarolo.

Trata-se de um quadro emoldurado com 30 centímetros de altura por 27 de largura, com uma foto de 1979 em que aparecem quatro sócios da Societá durante visita realizada à Vila Velha. Foi quando Stelio recepcionou Sadala Melhen, José Saranz e Raul Bacchi, que o visitaram no Paraná.

O quadro será entregue solenemente pelo próprio Mazzarolo em companhia, possivelmente, do velho e querido Sadalla Melhen da tradicional Sedanossa de Santo André, que no passado, além de sócio e conselheiro, foi inquilino da Socidade Italiana, no começo da Rua Senador Flaquer.

A creche e os operários
Prefeito Luiz Marinho inaugura hoje, às 14h, a Creche Marcelo Peres Ribeiro (São Paulo, 21-2-1968 - 21-7-2007), construída à Rua Operário Luiz Pedro Magalhães, na Vila Ferreira, em São Bernardo.

O nome escolhido homenageia um trabalhador químico importante do Grande ABC. Marcelo foi um dos criadores da Federação dos Trabalhadores Químicos e seria seu primeiro coordenador, caso não tivesse falecido em acidente automobilístico.

Marcelo Peres Ribeiro formou-se ferramenteiro pelo Senai. Trabalhou em indústria química de Diadema e coordenou a subsede do Sindicato dos Químicos do ABC nesta cidade.

NAS ONDAS DO RÁDIO
USP FM (93,7). Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: Uma audição para dançar, com as orquestras Blue Barron, Sammy Kaye, Guy Lombardo e Jan Garber; amanhã: homenagem à cantora Lena Horne, recentemente falecida aos 92 anos. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Cantor Francisco Alves, vida e obra (2º de uma série de dois programas). A virada da política em 1950 com a vitória de Getúlio Vargas nas urnas; os últimos sucessos de Francisco Alves; sua estreia na Rádio Nacional de São Paulo; último show no Largo da Concórdia; o acidente trágico na Via Dutra; a morte de Chico Viola, Chico Alves, o Rei da Voz. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Uma campanha pela recuperação do Rio Tietê. Produção e apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 23h. Amanhã, às 6h e 12h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Homenagem ao mês do rádio, com irradiação de antigos prefixos e jingles das emissoras locais. Na parte musical, Carlos Gonzaga e Wilson Miranda, dois artistas com laços diretos ao Grande ABC. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. Para lembrar o médico Caio Willians e Castro, que morou e clinicou em Santo André. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

Crônica de Ribeirão Pires
Texto: Aida Arnoni Bressan
Ao instalar-se o Distrito de Ribeirão Pires, em 1897, Antonio Tolezano foi um dos primeiros funcionários nomeados, por ato de Ítalo Setti, procurador da Câmara Municipal de São Bernardo. Seu cargo: fiscal de rendas. Tolezano veio da Itália em 1887. Retornou ao seu país para buscar os demais familiares. Em 1892 estava de volta a Ribeirão Pires.

Domingo, 25 de setembro de 1960

Manchete - Finalmente será regularizado o trânsito na Avenida Industrial, em Santo André

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 25 de setembro de 1980

Manchete - Soldados do Iraque avançam 16 quilômetros em território iraniano; recrudesce a guerra entre Irã e Iraque; Petrobrás vai reduzir importação de petróleo

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Consequências do conflito para o Brasil.

Capital-trabalho - Volkswagen divulga normas que regerão eleições da comissão de representantes dos empregados na empresa.

Anúncio - "Esta manchete é para Capuava. Ao fazer 25 anos de idade, a fábrica de lâmpadas da Philips em Capuava comunica que está mais acesa do que nunca."

Trabalhadores
Nascem em 25 de setembro:
1898 - Antonio Fridbrger, nascido em Ribeirão Pires. Operador de estufa da CBC. Residia à Rua Flórida, em São Caetano.

1913 - Gonçalo Correa. Nascido no bairro do Belenzinho, Capital. Foguista da CBC. Residia à Rua Conselheiro Lafaiete, 584
Fonte: 1º livro geral de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC

HOJE

Dia da Radiodifusão, Dia Mundial do Coração, Dia Nacional do Trânsito e Dia do Marítimo.

SANTOS DO DIA

Aurélia, Cleófas, Firmino e Vicente Maria Stambi.

Na estampa, São Cleófas. Figura do antigo cristianismo, discípulo de Jesus.
Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Falecimentos
Na primeira quinzena de setembro, faleceram em Santo André 12 pessoas na faixa dos 86 a 89 anos, algumas com sobrenomes tradicionais na cidade, como Merlos, Gabrelon, Felipe, Jacomassi/Boro e Vacco/Begliomini. Segue-se a relação completa:
Rosenda Merlos, 89
Lucinda Ramires Gabrelon, 89
Eulina de Oliveira Andrade, 89
Ana Fagundes dos Santos, 87
Altino Cajada da Silva, 87
Leogina Augusta dos Santos Felipe, 86
João Faria Filho, 86
Fidelcino Dias dos Santos, 86
Eludiade Jacomassi Boro, 86
Francisca Anacleto Santana, 86
Domingas Vacco Begliomini, 86.

SÃO BERNARDO
Sebastião Teodoro da Luz, 84. Natural de Caruaru (PE). Dia 21. Cemitério Curuçá, em Santo André.
Izabel dos Santos Oliveira Netto, 65. Natural de Pedregulho (SP). Dia 21. Cemitério dos Casa.
João Rufino de Araújo, 59. Natural de Serrinha (BA). Dia 21. Cemitério Jardim da Colina.

SÃO CAETANO
Angelina Balestrini Ramalho, 89. Dia 17. Cemitério da Cerâmica.
Dyrce Signorelli, 80. Dia 13. Cemitério da Cerâmica.
Olga Babachinas, 80. Dia 15. Cemitério da Cerâmica.
Adelmo Oliveira Gordo, 77. Dia 15. Cemitério da Cerâmica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;