Diarinho Titulo Ciência
Macacos-prego que moram em parque do Piauí estão vivendo na Idade da Pedra
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
14/07/2019 | 07:07
Compartilhar notícia
Pixabay


A história mostra a evolução humana em compreender melhor o mundo ao seu redor e a encontrar melhores e mais avançadas maneiras de interagir com ele. Outros seres também conseguem participar desse desenvolvimento. Segundo grupo de pesquisadores, macacos-prego que vivem no Brasil demonstraram ações um tanto quanto complexas para eles e a análise dos cientistas diz que esses bicho se encontram inseridos em plena Idade da Pedra, vivido pelo homem na pré-história (algo em torno de 700 mil anos atrás).

Habitantes de área remota do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, os macacos usam fragmentos arredondados de rocha conhecida como quartzo para ter ajuda para abrir elementos como sementes e frutos. O detalhe fica por conta de que certos itens um tanto quanto parecidos foram encontrados pelos estudiosos, que concluíram que eles foram deixados de lado na medida que ‘invenções’ mais úteis foram aparecendo. 

A conclusão é que, ao longo de 450 gerações dos bichos, eles desenvolveram objetos específicos para determinados tipos e tamanhos de alimentos. Não se sabe exatamente o que levou a essas mudanças de comportamento dos pequenos primatas. A descoberta é importante na medida em que é o primeiro exemplo de adaptação identificada em não humanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;