Memória Titulo COLUNA
Regina Pacis perde a última pioneira

Leude Montibeller (São Bernardo, 10-5-1939 – 4-6-2019)

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/06/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Contadora, atriz, voluntária social, escritora: Leodelina Teresinha Montibeller atuou até o fim. Era a última fundadora do Grupo Cênico Regina Pacis, de São Bernardo, fundado em 1962. E antes mesmo do Regina Pacis ser criado, participava de esquetes teatrais realizadas no salão da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

“No momento, participava dos espetáculos Varais e Na Casa das Nonnas, em ambas fazendo a sonoplastia, e também era do elenco de Lembranças da Villa, em que interpretava uma ex-tecelã são-bernardense”, informa Hilda Breda, presidente atual do Regina Pacis.

Foi também iluminadora e presidiu o grupo na década de 1980. Formada pela Escola Técnica de Comércio Cacique Tibiriçá, sempre trabalhou como contadora. Atuou como voluntária na Casa de São Vicente de Paulo, em São Bernardo, Asilo Lar Frederico Ozanan, em Ribeirão Pires, e Lar Sagrada Família.

Pela sua atuação social recebeu, em 2006, o título de Madre Tereza de Calcutá, outorgado pela Revista LivreMercado. Lembra, o professor João Paulo de Oliveira, que Leude participava do grupo Conversas de Memória, que se reúne mensalmente no Centro de Memória de São Bernardo. 

Leude Montibeller era filha de Luigi Giacomo Montibeller e Maria Toller, e neta de avós oriundos da Itália. Em 2012 lançou um livro contando a saga de suas famílias. Parte aos 80 anos. Foi sepultada no Cemitério de Vila Euclides, em São Bernardo.

Diário há 30 anos
Domingo, 11 de junho de 1989 – ano 32, edição 7089

Manchete – Grande ABC mantém expansão econômica; pequenas e médias empresas do setor de comércio e serviço puxam as taxas de crescimento.

SOS Bairros – Crianças varrem a rua após feira no bairro Santa Santa Luzia, em Ribeirão Pires.

Movimento Estudantil – Secundaristas já têm lideranças no Grande ABC. Os repórteres Adenilde Bringel e Paulo de Souza entrevistam e fotografam Anderson, Carla, Eduardo, Gisele, Heloísa, Joelma e Wagner.

Futebol – EC Santo André apresenta o elenco que vai disputar a Divisão Especial do Campeonato Brasileiro de 1989. O grupo é fotografado no Estádio Bruno Daniel pelo repórter Mauricio Pavan.

Publicidade – Revendedora Diasa utiliza a história de Santo André na divulgação do seu endereço: era assim em 1959

Em 11 de junho de...

1919 – Liquidatários da Cerâmica Privilegiada, de São Caetano, prorrogam até 9 de julho o prazo para o recebimento de propostas para a sua venda. A fábrica ocupava área de 180.384 m².

Nota – Esta fábrica batizou o bairro Cerâmica, marcou época e depois, por outros empreendedores, adotou a razão social de Cerâmica São Caetano. Seu espaço é ocupado atualmente pelo Parkshopping São Caetano, no Espaço Cerâmica. 

Celebrado mais um aniversário da Batalha do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865 dentro da Guerra do Paraguai. Vitória da esquadra brasileira comandada pelo Almirante Barroso.

Internacional

Do noticiário do Correio Paulistano: Pandiá Calógeras assumiu a presidência da delegação brasileira à Conferência da Paz. Substitui a Epitácio Pessoa, presidente eleito do Brasil, também como integrante da comissão de organização da Liga das Nações.

Do noticiário do Estadão: a resposta dos aliados às contrapropostas alemãs: disposição a fazer certas concessões na Silésia, importante localização das minas de carvão.

1959 – Estudantes da Faculdade de Ciências Econômicas de Santo André, orientados pelo Centro Acadêmico 8 de Abril, concentram-se na Praça do Carmo e desfilam pelas ruas centrais em solidariedade à ação de fechamento da Rádio Clube local.

A emissora permanecia interditada desde 20 de maio, por determinação de Olímpio Mourão Filho, presidente da Comissão Técnica do Rádio, por ter levado ao ar uma entrevista considerada ofensiva à classe estudantil. 

O deputado Oswaldo Gimenez era o proprietário da Rádio Clube, cuja razão social, hoje, é Rádio Trianon, com estúdio na Avenida Paulista.

Hoje

- Dia do Educador Sanitário
- Dia da Marinha Brasileira

Santos do dia

- Paula Frassinetti (Itália, Gênova, 1809 – Roma, 1882). Fundadora da Congregação de Santa Dorotéia.

- Parísio

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 11 de junho:

- No Paraná, Anahy

- Na Bahia, Brumado e Condeúba

- Em Santa Catarina, Curitibanos e Marema

- Em Sergipe, Japaratuba

- No Mato Grosso do Sul, Maracaju

- Em Minas Gerais, Rio Espera

- Em Pernambuco, Rio Formoso

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;