Memória Titulo COLUNA
E os santos? Onde estão os santos?

As imagens do padroeiro Senhor Bom Jesus, as dos altares laterais e todas as demais foram retiradas para as obras de manutenção da igreja de Paranapiacaba

Por Ademir Médici
27/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“A Paróquia do Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba realiza festa em louvor a Santa Luzia. Haverá procissão com as imagens da santa e do padroeiro, Bom Jesus, seguida de festa popular com barracas e leilão. As festividades serão abrilhantadas pela Corporação Musical União Lira Serrano. Ornamentados a praça da igreja e o trajeto da procissão, a cargo do famoso Clube de Malha Nacional de Paranapiacaba. Participação do EC Caixa de Fumaça. Fogos de artifício ofertados por Adélia Dell’Antonia.”

Fonte: News Seller, 29 de novembro de 1959.

***

Em 1989, ao visitar a igreja Senhor Bom Jesus, em companhia da repórter Elaine Biajo, ambos do Diário, o repórter-fotográfico João Colovatti fez um verdadeiro inventário das imagens expostas.

Trinta anos depois, aquelas imagens de santos foram retiradas da igreja. Elas se encontram em lugar seguro. Limpas, retornarão à igreja para os festejos marcados para 16 de março, quando da reinauguração da igreja. E retornarão para os locais originais, já que os nomes dos santos, em placas padronizadas, continuaram na igreja durante as reformas e pinturas.

Memória anotou alguns casos: Santa Gema, Santa Rita de Cássia, Santo Antonio, São Sebastião, São Benedito, Santa Luzia, Santa Bárbara.

A imagem do Cristo Morto, que percorre as ruas de Paranapiacaba quando da realização da Via Sacra, permanece no interior da igreja. Os anjos pintados no alto da parede do altar-mor lá estão.

A reforma da igreja de Paranapiacaba

Inauguração: 16 de março, um sábado.
- Programação: celebração de duas missas, às 11h e 16h, esta pelo bispo diocesano dom Pedro Cipollini
- Participação: Coral da OAB de Santo André

Interação com Facebook

‘Viagem comunitária no trem evangélico’

Diário há 30 anos

Domingo, 26 de fevereiro de 1989 – ano 31, edição 6998

Habitação – Empresas se preparam para novo boom imobiliário. Problemas na área de locação. Falta regular o indexador. Criada a Associação dos Construtores e Incorporadores de São Bernardo. Na presidência, Milton Bigucci. Reportagem: Nicéia Clima de Freitas.
- Em Diadema, o engenheiro Renato Campagno, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Município, diz que o problema habitacional da cidade pode ser solucionado com a verticalização. Criava-se uma grande polêmica.
Cena Política – Joaquim Alessi assina a coluna de estreia: principais adversários de Lula estão dentro do PT.
SOS Bairros – Na estreia da coluna, a notícia de que água empoçava há 17 anos em São Bernardo.
Etnia – Criado no Grande ABC o 1º Comitê de Orientação ao Imigrante Siciliano. Na presidência, Salvador Valenti, que arrisca a dizer que a região possui uma colônia com mais de 10 mil sicilianos.
 

Em 27 de fevereiro de...

1919 – Está trabalhando na Estação de São Caetano a companhia de ginástica que ali efetuou uma série de espetáculos.
- Falta gasolina na praça.
- Carnaval 1919 – Alugam-se quatro janelas para se ver os corsos da Rua Barão de Itapetininga, em frente ao Theatro Municipal de São Paulo. Ofertas a SPR na redação do Estadão.
1929 – Djalma Santos, jogador de futebol do Palmeiras e da Seleção Brasileira, nasce em São Paulo.
1974 – Impressão do Diário do Grande ABC passa a ser em offset, que substitui o antigo chumbão, operado pelos linotipistas.
-Prefeitura de São Paulo inicia estudos para construção de via expressa ligando a Capital ao Grande ABC, o que envolveria convênio com as Prefeituras de São Caetano, Santo André e Mauá. Dizia-se: o Rio Tamanduateí terá cobertura de concreto numa extensão de 12 quilômetros.
2018 – Manchete desta página Memória: ‘SOS Memória de São Bernardo. Os desafios de Adalberto Guazzelli, secretário de Cultura’. Em pauta: prédio que abriga a Seção de Pesquisa e Documentação da Prefeitura de São Bernardo, na Alameda Glória, 197, esquina com a Rua Jurubatuba, necessita de serviços urgentes de manutenção. Um ano depois...
 

Hoje

- Dia do Agente Fiscal da Receita Federal
- Dia do Livro Didático

Santos do Dia

- Besas
- Leandro de Sevilha

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 27 de fevereiro:

- No Piauí, Aroazesa
- Em Santa Catarina, Xanxerê

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;