Cena Política Titulo
César Oliva e Ubiratan acenam para Auricchio
Raphael Rocha
23/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Na terça-feira, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), visitou a Câmara. Foi para falar com os vereadores a respeito de projetos de lei que havia protocolado e também sobre a situação da GM (General Motors), que ameaçou deixar a cidade e que negociava a manutenção após negociações. Chamou atenção, porém, a participação de dois parlamentares no encontro: César Oliva (PR) e Ubiratan Figueiredo (PR). Os dois foram eleitos na chapa que defendeu Fabio Palacio (PSD) em 2016. Portanto, ingressaram no Legislativo na oposição a Auricchio. A dupla ficou em saia justa quando o filho do prefeito, Thiago Auricchio, se filiou no PR e Palacio optou por migrar para o PSD, porque, oposicionistas, estavam em sigla ligada ao prefeito. Passado o tempo – e, no meio dele, houve a vitória de Thiago para a Assembleia Legislativa –, o que parece é que os ânimos estão mais calmos. Tanto que, além da participação, Oliva e Ubiratan foram bastante ativos no encontro.

BASTIDORES

Ausência
Outro fato que chamou atenção, mas desta vez em Mauá. Braço direito do prefeito Atila Jacomussi (PSB), Márcio de Souza (PSB) não retornou à administração com o novo regresso do socialista ao cargo. Márcio já foi titular da Cultura, foi chefe de gabinete, dirigiu a Comunicação. Ele não tem se pronunciado sobre o fato. Apenas confidenciou para alguns integrantes do meio político da cidade que busca emprego na iniciativa privada.

Ford – 1
Também nesta semana, a Câmara de São Bernardo instituiu comissão especial para analisar a situação da Ford, que anunciou a saída do município – em decisão que parece ser irreversível. O presidente da casa, Ramon Ramos (PDT), foi eleito também para comandar o bloco, que terá ainda a participação dos vereadores Samuel Alves (PSDB), Tião Mateus (PT), Julinho Fuzari (PPS), Shell Gomes (SD), Jorge Araújo (PHS), Rafael Demarchi (PRB), Aurélio (PTB), Gordo da Adega (PCdoB), Mauro Miaguti (DEM), Eliezer Mendes (Podemos), Reginaldo Burguês (PSD) e Índio (PR).

Ford – 2
“A Ford emprega hoje, somente em São Bernardo, quase 3.000 trabalhadores e mais cerca de 1.200 prestadores de serviço, que ficarão desempregados, além dos comerciantes do entorno da fábrica, localizada no bairro Taboão, que também serão diretamente impactados com o fechamento da planta. O fim das atividades da montadora deve impactar uma cadeia com 24 mil trabalhadores por todo o Brasil. É um efeito cascata ainda difícil de mensurar, gerando um problema social gravíssimo”, justificou Ramon Ramos.

Realocação
O ex-vereador José de Araújo (PSD), de Santo André, foi realocado dentro do governo de Paulo Serra (PSDB). Ex-diretor da SATrans, autarquia que administra o transporte público na cidade, Araújo está como assessor na chefia de gabinete no Paço.

Cidade da Criança
Nesta semana, o governo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), recebeu aval da Câmara para levar adiante plano de concessão do Parque Cidade da Criança, no Jardim do Mar. Ontem, a administração publicou que, no dia 21, no auditório do Legislativo, realizará audiência pública para detalhar o plano de privatização do espaço. A ideia de Morando é conceder o local por 25 anos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;