Memória Titulo Memória
Vida e agonia de uma fábrica
Ademir Medici
17/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 A Lidgerwood mudou a paisagem do Vale do Tamanduateí e pôs o nome na história da industrialização de Santo André

“A Companhia Lidgerwood do Brasil aperfeiçoou uma prensa hidráulica, denominando-a Paulista. E recebendo remessas de descaroçadores norte-americanos, para a colheita de algodão, acha-se habilitada para fornecer maquinismos completos para seu benefício.”

De um anúncio publicado na capa do Estadão, edição de domingo, 16 de fevereiro de 1919.

É importante analisar, noticiar e buscar as causas do processo de desindustrialização do Grande ABC, mas é sempre interessante mostrar exemplos: que indústrias aqui funcionaram, quais eram as suas especialidades, quem trabalhou em cada uma delas; o que funciona no lugar de cada uma.

A Lidgerwood é um bom exemplo. Estamos no Vale do Tamanduateí, que na virada do século XIX para o XX se chamou Várzea da Chave, na área do atual bairro Casa Branca, em Santo André

Da Lidgerwood, as informações vão chegando e completam um cenário, dos operários em plena atividade às instalações já vazias à espera de novos episódios.

É possível confrontar uma iconografia esparramada na casa das pessoas com as notícias da imprensa da época. Memória tem feito isso, na esperança de que novas informações ampliem o leque perdido no tempo.

Na Memória deste domingo contamos, uma vez mais, com o apoio de três pesquisadores já apresentados a vocês, Marília Cavaggioni, Mário Menezes Júnior e Agostinho Fratini.

Interação com Facebook

‘Estamos todos num Bateau Mouche’

No Brasil, diga-se Rio de Janeiro, ‘Bateau Mouche’ é uma tragédia.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 17 de fevereiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 17 de fevereiro de 1989 – ano 31, edição 6991

Manchete – Estado falha no Grande ABC e deixa 348 escolas sem professores

Grande ABC – ICM cai nos sete municípios.

São Caetano – Prefeito Luiz Tortorelli demite Luiz Antonio Cicaroni, chefe de gabinete de Walter Braido, ex-prefeito que apoiou o atual.

Patronato – Por 250 votos contra 225, o presidente do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Pedro Eberhardt, reelegeu-se para seu terceiro mandato. O órgão representa 1.500 empresas de autopeças.

Nota – Pedro Eberhardt colocou no ranking das grandes indústrias nacionais a Arteb, fabricante de faróis automotivos, com fábrica na Avenida Piraporinha, em São Bernardo.

Em 17 de fevereiro de...

1919 – A professora Benedicta Ladeira, da 1ª Escola Mista da Estação do Pilar (hoje Mauá), em São Bernardo (hoje Grande ABC) licencia-se por dois meses do posto; é substituída pela professora Aolena Menegoni.

Do noticiário do Estadão:

As precauções dos aliados contra os alemães.

A propaganda bolchevista.

A divisão naval brasileira em Chesburgo, na França.

A revolução na Romênia.

Carnaval 1919. Do noticiário do Correio Paulistano: iniciam-se as festas de Momo com uma grande e ruidosa animação; uma imensa turba enchia o triângulo (Centro histórico de São Paulo), dificultando o trânsito e divertindo-se a valer.

1934 – Francisco Matarazzo de Nicola toma posse como conselheiro municipal em São Bernardo, em substituição a Pery Ronchetti Carlos.

Na mesma sessão, o conselheiro Nelson Cardoso Franco propõe a transferência, por lei, da sede do município de São Bernardo para Santo André, onde já funcionam todas as demais repartições públicas, estaduais e federais.

Nota – Esta transferência só ocorreria em 1939.

1969 – Silvia Maria Santiago Guazzelli, com a fantasia ‘Deusa Oriental’, conquista o primeiro prêmio no concurso de fantasia do Primeiro de Maio FC, de Santo André.

1974 – Circula o número 1 do Jornal de Utinga, dirigido por Walter Batista de Souza e com sede no bairro Santa Terezinha, em Santo André. Fonte: Valdenízio Petrolli.

Santos do Dia

Silvino (bispo)

Sete santos fundadores dos servitas (Ordem dos Servidores de Nossa Senhora), entre os quais Santo Aleixo Falconieri, que era italiano (1200-1310).

Reginaldo de Orleans

Policrônio (bispo)

Rômulo

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 17 de fevereiro:

No Rio Grande do Sul, Barra do Ribeiro e São Valentim

Em Santa Catarina, Capinzal e Vidal Ramos

Em Minas Gerais, São João da Mata

No Espírito Santo, Itaguaçu

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;