Setecidades Titulo Risco
Altas temperaturas do verão exigem cuidado redobrado com a saúde, alertam especialistas

Manter pele hidratada é medida fundamental nesta época do ano

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
01/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


As férias de verão exigem atenção redobrada com a saúde, não somente com as crianças, mas também com adultos e idosos. A exposição ao sol forte, muito comum nesse período, tem de ser cautelosa, até porque, de todos os tumores malignos registrado no Brasil, 30% são de pele, o que tornam a doença comum no País.

A dermatologista Mariliza Nomura explicou que, nesta época, é preciso redobrar o cuidado com a pele e ficar atento a dicas que podem colaborar na prevenção de doenças futuras. A médica salienta que, além de evitar exposição direta no sol, é preciso ter alimentação leve e “tomar muita água”.

“Se a pessoa for ficar ao sol, que seja antes das 10h e depois das 16h. Isso serve tanto para crianças e idosos, como para todas as pessoas. É preciso beber bastante água e aplicar o filtro solar a cada duas horas. Lembrando que tempos nublados também tem radiação, portanto, é importante o uso do produto diariamente”, alertou Mariliza.

A especialista ressalta que é mito que as pessoas que ficam direto em baixo de guarda-sol ou na sombra acham que não estão expostas aos raios solares. “A areia reflete a radiação, portanto, quem está na praia tem de redobrar a atenção. Usar chapéu, bonés e óculos de sol, além de tudo que puder para se cuidar. Hoje em dia existem até roupas com tecnologia que têm fibras para evitar que a radiação passe para a pele, muito interessante para crianças e idosos.”

Além disso, protetor solar sai com água e suor. Por isso, utilizar produtos com mais filtro físico é outra dica importante. “Recomendo sempre o uso de filtro solar infantil, que tem mais eficácia.”

A médica explica que, quando a pessoa está exposta ao sol, a imunidade cai e o tempo de cicatrização muda. Pessoas que sofrem com melasma – manchas escuras no rosto – tendem a piorar o quadro com a exposição solar. Para as mulheres, o ideal é usar filtro solar com base, que tem eficiência maior.

Crianças com tendência a dermatite atópica (inflamações na pele) tem de tomar mais cuidado pois, com o sol, as áreas de ressecamento podem aumentar. Além disso, é importante tomar cuidado ao manusear o limão. “Manchas e queimaduras decorrentes ao uso de limão e frutas cítricas são comuns nessa época. Às vezes as marcas só aparecem na pele dois dias depois do contato.”

Conforme detalha a pediatra e professora da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) Denise de Oliveira Schoeps, o ideal é que as crianças utilizem filtro solar de fator 50 ou mais. No entanto, abaixo dos seis meses não é recomendado o uso do produto, e sim evitar exposição solar. “É importante uso de chapéu ou boné e roupas leves. Crianças precisam beber muita água e ter alimentação mais leve nesse período de verão.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;