Memória Titulo COLUNA
Neste monte imaginário, os prefeitos de 1989
Por Ademir Médici
01/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC sonhava em voltar ao mapa político nacional
Uma tese de doutorado sobre a política da região

Os sete novos prefeitos do Grande ABC que assumiram em 1º de janeiro de 1989 foram perpetuados numa escultura gráfica assinada pelo artista plástico e ilustrador Pathé, que integrava a Editoria de Artes do Diário.

Pathé faz alusão ao Monte Rushmore, no Dakota do Sul, Estados Unidos, onde estão esculpidos os rostos de quatro presidentes norte-americanos: George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln. A obra norte-americana, idealizada pelo pintor e escultor Gutzon Borglum, levou 14 anos para ser finalizada, entre 1927 e 1941.

Já o desenho de Pathé foi idealizado na correria de uma redação, o tempo que levou a elaboração de um suplemento especial sobre a posse dos novos prefeitos e vereadores, ou seja, em poucos dias. Título do suplemento: ‘Grande ABC inaugura a modernidade política com os novos prefeitos’.

O texto que apresenta o suplemento, lead na linguagem jornalística, sintetiza a verdadeira batalha que antecedeu a eleição daqueles prefeitos: “Depois da campanha eleitoral mais violenta de sua história, os eleitores do Grande ABC empossam hoje seus novos prefeitos e vereadores com uma mensagem clara das urnas: o abismo entre o progresso social e econômico da região está condenado a desaparecer. Num ano de eleições presidenciais, os novos prefeitos vêm com a tarefa de repor o Grande ABC no mapa político brasileiro”.

O suplemento ganha um Artigo da professora Maria Tereza Sadek, de Ciências Políticas da USP (Universidade de São Paulo). Ela é autora de Concentração Industrial e Estrutura Partidária; o Processo Eleitoral no ABC: 1966/1982, sua tese de doutorado na mesma USP, em 1984.

Escreve a professora Tereza Sadek no suplemento de 30 anos atrás do Diário: “O ABC, nacionalmente conhecido como o berço do novo sindicalismo, tem-se constituído no palco, por excelência, da política moderna”.

Três décadas se passaram. Que caminhos seguiram a política regional do Grande ABC? Que impacto provocou na própria política brasileira? Quais foram os rumos do então chamado ‘novo sindicalismo’? O que aconteceu com a nossa força econômico-industrial?

As respostas estão nas páginas do próprio Diário, nas edições que se sucederam pelas três décadas seguintes até os dias atuais. Foram nas edições anteriores do Diário que Maria Tereza Sadek também se baseou para escrever o seu estudo, hoje clássico, ainda fundamental. Como é fundamental ler as coleções do Diário para compreender o que tudo aconteceu, de 1958 para cá.
 

Interação com Facebook
 

‘Nosso novo chefe’
 

Gordo, simpático, falante e jovial, o Dr. Leitão chegou de Fortaleza com as melhores referências
Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 1º de janeiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Domingo, 1º de janeiro de 1989 – ano 31, edição 6951

Manchete – Prefeitos começam novo governo às 10h
Os sete prefeitos e 137 vereadores eleitos no dia 15 de novembro no Grande ABC tomarão posse hoje, com todas as cerimônias previstas para as 10h.
O PT passa a administrar as duas principais cidades da região, com Celso Daniel em Santo André e Mauricio Soares em São Bernardo, além de Diadema, com José Augusto Ramos.
O PTB passa a ser a segunda força política, com três prefeitos: Luiz Olinto Tortorello, em São Caetano; Luiz Carlos Grecco em Ribeirão Pires; e Aparecido Benedito Franco em Rio Grande da Serra.
O PL ficou com a Prefeitura de Mauá, com Amaury Fioravanti.
Luiza Erundina assumirá a Prefeitura de São Paulo e Jacó Bittar, Campinas.
Editorial – Novo ano, novos prefeitos
Joaquim Alessi – Esperança e cautela, o clima de hoje.

Em 1º de janeiro de...

1919 – Anúncio: Carvão vegetal. Precisam-se carvoeiros. Fornece matas e sacos. Paga-se bom preço. Tratar com Romualdo Piagentini, na Estação de Rio Grande (linha inglesa).
- A guerra acabou. Do noticiário do Correio Paulistano: os camponeses dos arredores de Moscou insurgiram-se contra os bolchevique.
- Do noticiário do Estadão: as perdas da Itália na guerra. Dados do Comando Supremo do Exército informam que em todas as frentes registraram-se 460 mil mortos e 946 mil feridos; o fornecimento de víveres à Áustria pelos aliados.
1949 – Instalado, oficialmente, o município de São Caetano ‘do Sul’.
1954 – São Caetano vê raiar o Ano-Novo dentro de um ambiente festivo e alegre. Já ao entardecer, fogos de artifício sobem aos céus. A Lira de São Caetano faz realizar linda alvorada. Executa músicas às portas das residências do prefeito Anacleto Campanella, do vice-prefeito Jacob João Lorenzini, dos vereadores e da redação.

De uma notícia publicada pela Folha do Povo em 5 de janeiro de 1954.

Hoje

- Dia Mundial da Paz
- Dia da Fraternidade Universal
- Dia do Município

Santos do Dia

- Maria
- Almáquio
- Eufrosina

Municípios Brasileiros

- Cento e quatorze municípios celebram aniversários no primeiro dia do ano. Entre eles Uru, de São Paulo, na região de Bauru, elevado a município em 1954, quando se separa de Pirajuí.
- Entre os demais, Açucena, em Minas Gerais; Ilha de Itamaracá, em Pernambuco; São Valério, no Tocantins; e Terra Alta, no Pará.

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;