Memória Titulo
Mário Dal’Mas e a São Caetano de 1942

Era um 28 de julho como hoje, só que em 1942, 68 anos atrás. São Caetano permanecia subordinada a Santo André

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"Quando aqui chegamos,
o trem parou diante do lugar onde hoje se
instala o alojamento
de conserva da estrada
de ferro. Tudo era mato
ao redor, havendo apenas uma picada
que, da estação, conduzia até a igreja. Caminhamos por ela para encontrar, afinal, uns
casebres à
volta do templo - tudo
que era
São Caetano, então".
Cf. José Thomé, filho de Thomaso Thomé, um dos integrantes do primeiro grupo de imigrantes italianos que chegou ao núcleo colonial em 28 de julho de 1877 (in Jornal de São Caetano, 1948).

* * *

Era um 28 de julho como hoje, só que em 1942, 68 anos atrás. São Caetano permanecia subordinada a Santo André. Tempo da ditadura do Estado Novo. E seu povo já demonstrava a garra que o levaria, alguns anos depois, a conquistar a autonomia político-administrativa. Naquele dia...

Texto: Cleide M. Dal'Mas Sanabria
Após a missa solene em comemoração à fundação da nossa querida São Caetano, foi dada uma salva de 21 tiros de rojões e em seguida a banda da cidade executou uma peça vibrante, de glória.

O interior da Matriz Velha, construída pelos imigrantes italianos, estava todo adornado com flores brancas e vermelhas, representando a paz e o trabalho. A lápide de mármore branco em homenagem aos fundadores, colocada no frontispício da igreja, foi carinhosamente ornamentada com festões de flores e folhagens.

Nesse momento improvisaram ao lado da lápide uma mesa de ferro do Bar do Joá, situado defronte a igreja, que serviu de palanque para que Mário Dal'Mas, então com 18 anos, proferisse a oração em nome da Sociedade Italiana de Mútuo Socorro Príncipe de Napoli, que na época organizava as comemorações da fundação da cidade, homenageando os fundadores de São Caetano.

Ao terminar a oração, papai conta que um dos antigos, Pedro, filho de Tomaso Thomé (um dos fundadores da cidade), foi ao seu encontro. Tinha os olhos umedecidos e lhe deu um forte abraço emocionado.

À noite, encerrando os festejos, foi realizado no campo de futebol do Brasil Futebol Clube, bairro da Fundação, apoteótico espetáculo de fogos de artifício. Uma alegre lembrança.

Vale lembrar que a Príncipe de Napoli era uma espécie de seguro saúde, onde os imigrantes italianos, através de uma mensalidade, tinham assistência médica, já que naquela época na cidade não havia hospitais.

NOTA DA MEMÓRIA
Esse texto foi feito em segredo, como surpresa da filha Cleide ao pai escritor e poeta, Mário Dal'Mas. São lembranças ditas pelo querido Mário e guardadas na memória de Cleide, que neste 28 de julho as divide com todos nós.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 28 de julho de 1980

Política - Discute-se a prorrogação dos mandatos dos atuais vereadores e prefeitos brasileiros. O repórter Zeilton de Oliveira reúne representantes da Oposição, que observam perigo no ato de oferecer, de graça, dois anos a mais aos atuais detentores do poder. São ouvidos: Mário Ladeia (PMDB), Benedito Marcilio (PT), Lauriano dos Santos (sem partido) e Romeu da Costa Pereira (PMDB). Não teve jeito: os mandatos foram mesmo prorrogados.

São Caetano - Empresário João Apolinário recebe o título de Comerciante do Ano, numa iniciativa da Associação Comercial e Industrial da cidade.

Especial (Elisa Mendes, com fotos de Alberto Murayama) - Cortiços fazem parte da vida de São Caetano.

Crônica 1 (Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi) - Donos do mundo roubaram parte da alegria de Misha (o ursinho símbolo da Olimpíada em Moscou).

Crônica 2 (Guido Fidelis) - As mulheres de Andrelândia comentam, no cabeleireiro, as novas compras do prefeito.

EM 28 DE JULHO DE...
1930 - Rita Ângela Zincaglia nasce em Chicago. Vem menina para o Brasil e para São Bernardo. Transforma-se na secretária eterna da cidade.

1955 - Banco Real é fundado em São Caetano.

1970 - Prefeito Oswaldo Massei lança a pedra fundamental de um novo viaduto sobre os trilhos da Santos-Jundiaí.

- Câmara Municipal de São Caetano realiza sessão solene comemorativa ao aniversário da cidade; vereador Fábio Ventura é o orador oficial.

Trabalhadores
Nascem em 28 de julho:
1895 - José Barbosa. Natural de Mogi Mirim. Operário da Rhodia. Residência: Rua da Memória, 2.

1918 - Antonio Anaia. Natural de Santa Rita do Passa Quatro (SP). Servente da CBC. Residência: Vila Barcelona.

1918 - Romeu Deccetti. Natural de Socorro (SP). Operário da Rhodia. Residência: Rua Padre Manoel da Nóbrega, 134.
Fonte: 1º livro geral de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Além de São Caetano, Cristais Paulista celebra o seu aniversário. O município foi criado pela lei estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959.

Agenda da Fundação Pró-Memória
133 anos da chegada dos imigrantes italianos a São Caetano (1877).

- 56 anos da inauguração do Viaduto dos Autonomistas (1954).

SANTOS DO DIA
Décio, Eustádio, Inocêncio I e Sansão. E os santos mártires da Tebaida. Na estampa, São Nasário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;