Memória Titulo
Os amistosos do Escrete do Rádio no Grande ABC

Oswaldo Lavrado relembra as excursões de um time muito bom de futebol que viajava pelo Brasil

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/09/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Oswaldo Lavrado relembra as excursões de um time muito bom de futebol que viajava pelo Brasil, em especial pelo interior do Estado de São Paulo: o Escrete do Rádio da Rádio Bandeirantes, comandado pelo locutor Fiori Gigliotti.

Lavrado conta: "O Escrete realizava três jogos por ano com a Imprensa do Grande ABC, nos aniversários de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Na verdade, o Escrete da Bandeirantes tinha somente Fiori Gigliotti como jogador. Os demais eram atletas profissionais de clubes paulistas. Altevir Anhê, atleta amador de São Caetano e também radialista, era o contato do Escrete do Rádio aqui no Grande ABC e, naturalmente, jogava pela equipe de Fiori Giliotti".
Guido Fidelis

Aconteceu há 59 anos
Texto: Hermano Pini Filho, jornalista
Em praticamente todas as cidades brasileiras, o 7 de Setembro é festivamente comemorado com desfile organizado pela direção de escolas públicas ou particulares, de variados níveis de ensino. As crianças, os adolescentes de um modo geral, sempre participam com alegria dessas manifestações.

Foi assim o 7 de Setembro de 1951, com algo diferente no caso de São Caetano. Quase 11 horas, fim de apresentação, os participantes desciam a Rua Amazonas, vindos da Avenida Goiás. Tudo perfeito se um ônibus, parado na parte mais alta da Amazonas, aguardando a passagem do desfile, não perdesse o controle, talvez por falha do freio.

Desgovernado, o veículo começou a descer cada vez com maior velocidade. Alerta geral e os adultos, professores ou não, gritando para que os estudantes fossem para as laterais da rua, deixando o centro da via livre. Professor Vicente Bastos, diretor do Instituto de Ensino de São Caetano, não escondia sua preocupação, corria e gesticulava orientando os jovens: eram muitos os estudantes, boa parte pertencente ao colégio que ele dirigia.

Felizmente só um grande susto. O veículo desceu, foi perdendo impulso, parou pouco antes da linha do trem.

Crônica de Ribeirão Pires
Texto: Aida Arnoni Bressan
Uma diligência em Ribeirão Pires. Pertencia ao alemão Frederico Sanzer. Tinha ponto na estação ferroviária e conduzia passageiros para os diversos setores da cidade.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 7 de setembro de 1980

Manchete - Mulheres e crianças ganham o seu dia no lixão. Repórter Luiz Carlos Ferraz e fotógrafo Estevam Figueiredo focalizam o drama dos que trabalham no aterro sanitário do Alvarenga, em São Bernardo

EM 7 DE SETEMBRO DE...
1895 - Museu Paulista é inaugurado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

1945 - São Bernardo homenageia seus 11 pracinhas da Força Expedicionária Brasileira que participaram, na Itália, da Segunda Guerra Mundial: Alexandre Margonari, Benedito Pedroso, Giovani Batistini, João Antonio da Luz, José Cardoso Siqueira, Luiz Antonio Angeli, Luiz Foganholi, Olinto Demarchi, Orlando Gastaldo, Ramiro Stangorlini e Rolando Bonini.

1952 - Clube Atlético Alvinegro fundado em Santo André entre os bairros de Camilópolis, Santa Terezinha, Parque das Nações e Jardim Santo Antonio. Seu mascote é a pantera negra.

1969 - Aliança Clube fundado no Rudge Ramos, São Bernardo.

Trabalhadores
Nascem em 7 de setembro
1906 - Pedro F. Bergamo, natural de Santos (SP). Servente da Rhodia. Residia à Rua Paraguai.

1913 - Pedro Belisário, torneiro da Atlantis. Residia em Mauá.
FONTE: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

AGENDA da Fundação Pró-Memória de São Caetano - Sessenta e um anos da fundação do clube Sete de Setembro (1949).

São Caetano e uma notícia da Independência
"Salve a independência, a brava gente brasileira, a mãe gentil e a beleza da terra."
Guido Fidelis

HOJE
Dia da Pátria e Independência do Brasil (ano 188) e Dia do Grito dos Excluídos.

SANTOS DO DIA
Clodoaldo, João de Nicomédia e Regina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;