Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Para que servem os cílios?

Pequenos pelos aparecem logo quando nascemos e se desenvolvem ao longo dos anos

Tauana Marin
17/06/2018 | 07:10
Compartilhar notícia
EBC


A função dos cílios é de protegerem os olhos de qualquer sujeira, poeira ou pequenos insetos que aparecem no ambiente ao nosso redor. Trabalham como pequenas vassouras e escudos. Esses pelos são a primeira ‘linha de defesa’ dos olhos junto com as pálpebras (dobras finas de pele e músculo que cobrem e protegem os olhos) e as sobrancelhas. Em média, nasce um cílio novo por dia, enquanto os que já existiam ali caem tempos depois.

Eles ficam acoplados na margem das pálpebras e virados para fora, sendo essa a posição normal. Entretanto, às vezes, nascem alguns virados para dentro do olho. Essas alterações são chamadas de distiquíase ou triquíase. Nesses casos, um oftalmologista (médico que cuida dos olhos) deve ser consultado para que faça a remoção dos fios que nasceram no local errado e causam, muitas vezes, incômodo na pessoa.

Nós já nascemos com os cílios, embora mais finos e claros do que como os conhecemos quando estamos crescidos. Com o tempo, eles se desenvolvem e ficam com a formação que observamos normalmente. Existem doenças que podem fazer com que os cílios caiam ou não nasçam normais, mas pessoas sem qualquer complicação de saúde sempre os terão.

A quantidade e volume dos pêlos são características definidas geneticamente, ou seja, estão no nosso código genético. Essas informações existentes dentro de nós são herdadas dos nossos pais e familiares.

CUIDADOS

Como os cílios protegem os olhos de sujeiras que nem sempre enxergamos, o recomendável é lavá-los todos os dias. Existem produtos específicos que são formulados especialmente para sua higiene, mas pode-se utilizar também a espuma do xampu neutro feito para bebês. Para a lavagem, devemos fechar os olhos, sem apertar as pálpebras, e esfregar os cílios com a espuma utilizando dedo para retirar as impurezas e sujeiras. O enxague com bastante água encerra o processo.

Pergunta de Beatriz Canzoni Stocco, 9 anos, de São Caetano.

Consultoria de Fabio Pimenta de Moraes, especialista em oftalmopediatria e estrabismo do H.Olhos – Hospital de Olhos, de Santo André. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;