Memória Titulo Memória
Uma menina, rainha de São Bernardo
Por Ademir Medici
10/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


“Se nos salões os bailes carnavalescos eram agitados, nas ruas o clima fervia. O povo brincava por meio de cordões, esses sim com músicas cantadas, embora com vida efêmera, já que não eram gravadas. O grupo se reunia, decidia qual a música daquele ano, ensaiava e partia para brincar na rua. No ano seguinte, tudo mudava e se partia para novas músicas.”

Cf. Milton Parron, projeto Memória, Band 2018.

“Havia uma família de negros baianos vizinhos de minha casa no Moinho Velho dos anos 60 que em toda época de Carnaval eles brincavam de ‘molhação’. No quintal da casa deles se jogavam água uns nos outros. O muro era baixo e assistíamos tudo de nossa casa. Depois bebiam até cair e no dia seguinte seguia tudo em paz. Faziam isso uma vez a cada ano e apenas durante um dia. Seria uma tradição do entrudo?”

Geraldo Nunes, lendo esta série do Milton Parron. Geraldo e Parron, jornalistas, historiadores. Ambos batalhadores pelo jornalismo/memória.

São Bernardo, pré-Carnaval de 1988. O concurso para escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval foi realizado na Rota do Frango com Polenta. Uma passarela foi montada no Restaurante Florestal. E a escolha recaiu sobre Solange Alves da Silva, 17 anos, 1,70m, estudante do 2º Grau, representando o bloco Aquarela.

Como Rei Momo, o título ficou para Mario Sergio de Lima, do bloco Unidos de São Bernardo. Mario fora eleito Rei Momo em 1987, e bisou o feito.

BASTIDORES

A jornalista Claudia Muller cobriu a apuração e atuou como jurada. E entrevistou os vencedores:

Mario Sergio, o Rei Momo, apresentou-se como ex-maqueiro do time de futebol Aliança e comerciante. Foi o candidato mais bem vestido. “Só tenho uma paixão: ser rei”.

Solange, a rainha, jovem de tudo, emocionada. “Pretendo seguir a carreira de manequim”.


CLAUDIA

O Carnaval de Rua do Grande ABC deve uma homenagem a Claudia Muller. Pelo menos por dez anos ela cobriu o Carnaval de rua da região. Participava dos ensaios aos desfiles. Conhecia os sambistas e os cartolas do samba. A partir de dezembro de cada ano sua agenda ficava recheada.

Do Diário, Claudia seguiu carreira no Grupo Estadão. Aposentada, voltou às origens na sua Jundiaí, onde iniciou carreira no Jornal da Cidade

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 10 de fevereiro de 1988 – ano 30, edição 6672

Manchete – Direito de propriedade cria impasse na Constituinte

Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – Prefeituras assinam convênio de municipalização com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Movimento Sindical – Metalúrgicos ganham 25,27% de aumento em fevereiro.

Memória – Bombeiros em Santo André. Da série fotográfica do Panelinha, de Santo André; acervo: Dr. Rubens Awada.

Cultura & Lazer – Bertold Brecht, os 90 anos de um gênio.

As próprias palavras do dramaturgo e poeta alemão definem a imortalidade de sua obra: “Fôssemos infinitos, tudo mudaria: como somos finitos, muito permanece...”.

Polícia – Vereador que matou PM em Santo André vai se apresentar.

Em 10 de fevereiro de...

1918 – Domingo de futebol em São Caetano. Anunciado o amistoso intermunicipal entre o time da União Operária local e o Oriental Paulista. Seriam três jogos envolvendo os 1º, 2º e 3º quadros.

A guerra. Do noticiário do Estadão: assinatura da paz entre a Ucrânia e os impérios centrais.

1933 – Decreto federal cria o Departamento Nacional do Café.

1973 – Curso Dimensional encerra atividades. Escola oferecia cursos de madureza ginasial. Funcionava à Rua Suíça, 851, Parque das Nações.

São Bernardo anunciava a criação de uma empresa pública, seguindo os moldes da Emurb, em São Paulo, e Prodesan, em Santos. Ideia: disciplinar o desenvolvimento do Município.

Nota – Estavam nascendo as chamadas “pros”, empresas de economia mista que de fato seriam criadas e provocariam um verdadeiro rebuliço político-administrativo até serem extintas nos governos seguintes.

Em Mauá, o prefeito Amaury Fioravante anunciava: não queria mais nenhuma construção com menos de três andares no Centro.

Nas Ondas do Rádio

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9)Memória. Quarto e último de uma série de programas sobre o Carnaval. Produção e apresentação: Milton Parron.

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova Rádio Show. Caminha para o ano 52 (1966-2018). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória. Toda a vitalidade do seu produtor e apresentador, Varela Leal, com a participação igualmente ativa da esposa e cantora Mimi Varela. Amanhã, do meio-dia às 14h.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 10 de fevereiro:

Em Tocantins, Cachoeirinha, Esperantina, Itapiratins, Lagoa da Confusão, Lagoa do Tocantins, Novo Jardim, Palmeiras do Tocantins, Pau D’Arco, São Bento do Tocantins e Taipas do Tocantins.

No Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras.

No Rio Grande do Norte, Tenente Ananias.

Em Minas Gerais, Tiros.

Fonte: IBGE


Hoje

Dia do Atleta Profissional

Santos do Dia

Guilherme de Maleval

Escolástica




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;