Economia Titulo
China aumenta preço dos combustíveis para evitar a escassez
Da AFP
01/11/2007 | 09:09
Compartilhar notícia


A China aumentou nesta quinta-feira em 8% o preço dos principais combustíveis do país para permitir que as empresas de petróleo do país aumentem sua produção e evitar assim a escassez, em um cenário agravado pelo alto preço do petróleo no mercado mundial.

"Com o objetivo de garantir o fornecimento de combustível e promover a economia de energia, a China decidiu aumentar de maneira razoável os preços dos combustíveis", anunciou a Comissão Nacional para a Reforma e o Desenvolvimento (CNDR).

A medida significará um aumento no preço aos motoristas de 0,46 yuane por litro (0,04 centavos de euro).

A CNRD, principal organismo de planejamento econômico do país, destacou que a diferença entre os preços mundiais do petróleo e o dos seis combustíveis locais não param de crescer, o que deixa os grupos petroleiros chineses em situação difícil.

Em julho, as duas principales empresas do setor, Sinopec e CNPC, não conseguiram a permissão do governo para elevar o preço da gasolina, por causa dos temores de reação da população, já irritada com a inflação recente.

O governo pediu, em troca, a limitação das exportações com o objetivo de suprir a demanda interna e manter a estabilidade do preço ao consumidor.

No entanto, em certas regiões, em particular no sul, alguns postos não têm sido abastecidos.

De acordo com a CNRD, a alta dos combustíveis terá um impacto limitado sobre a inflação, de apenas 0,05%.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;