Política Titulo Empréstimo
Consórcio pede R$ 20 milhões para reequipar GCM e Samu

Com temor do fim do sinal analógico, prefeitos
recorrem a Kassab por empréstimo no BNDES

Por Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
06/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O Consórcio Intermunicipal vai solicitar ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) empréstimo de R$ 20 milhões para modernizar o sistema da GCM (Guarda Civil Municipal) e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) das cidades, uma vez que os órgãos trabalham com equipamentos analógicos, cujo sinal começará a ser desligado no ano que vem.

O pedido de aporte será intermediado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), que participou ontem da assembleia de prefeitos da região, que pela primeira vez na história aconteceu em Brasília, onde a entidade regional inaugurou há dois meses um escritório.

Além do valor, os chefes de Executivo também solicitaram a revisão dos prazos para o desligamento do sinal analógico. Segundo o Consórcio, Diadema seria a primeira cidade do Grande ABC afetada pela mudança no sistema e pode ficar sem comunicação na GCM e no Samu.

“A ideia é fazer uma análise dessa migração (do sinal). Podemos ver uma data mais oportuna e vamos pedir ao BNDES que auxilie nessa mudança. Eu me coloquei à disposição de intermediar a vinda de recursos para esses investimentos”, afirmou Kassab, ao Diário. “O ministério pode jogar para frente os prazos para beneficiar as cidades que realmente estão no rumo dessa modernização”, emendou o ministro.

Presidente do Consórcio Intermunicipal, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), elogiou o avanço tecnológico com a implementação do sinal digital, porém salientou a necessidade de auxílio financeiro para viabilizar essa alteração. “Há esse risco do apagão na comunicação, principalmente na GCM e no Samu, já que o prazo termina mesmo no fim de 2019, mas há cidades onde esse prazo é mais curto. Por isso a conversa com o ministro Kassab se faz importante, ainda mais neste diálogo com o BNDES.”

A preocupação com o encerramento do sinal analógico foi pauta do Consórcio com o secretário de Segurança Pública do Estado, Mágino Alves Barbosa Filho, no começo de agosto, quando foi reinaugurado o Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública da Região Metropolitana de São Paulo) Sub-região Sudeste.

Os prefeitos também pediram a Kassab avaliar a possibilidade de destravar projetos no Grande ABC com recursos federais e que estão paralisados desde a explosão da crise econômica. Kassab foi ministro das Cidades no governo Dilma Rousseff (PT). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;