Economia Titulo
Iraque vai defender a manutenção da produção atual da OPEP
Por Das Agências
25/06/2002 | 08:30
Compartilhar notícia


O Iraque vai defender a manutenção da atual produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) durante a reunião desta quarta-feira em Viena. A delegação iraquiana que participará do encontro "advertirá contra todo aumento da produção porque isso incidiria sobre os preços", destacou a agência oficial iraquiana.

A posição iraquiana se baseia no fato de que os preços "alcançaram o topo mínimo" previsto pelo leque de preços da OPEP (entre 22 e 28 dólares o barril).

O sistema de cotas cobre a produção de dez dos 11 países membros, já que o Iraque está excluído por causa do sistema de sanções imposto pela ONU após a invasão do Kuwait em 1990.

Atualmente o Iraque exporta dois milhões de barris diários graças a uma cláusula humanitária da ONU.

Os países da OPEP enfrentam uma crescente pressão dos países consumidores, que são favoráveis a um aumento da produção do cartel, pois acreditam que o aumento dos preços poria em perigo a frágil recuperação econômica no mundo.

Já a OPEP estima que um aumento da oferta mundial desequilibraria o mercado e traria problemas aos países produtores e, por isso, já indicou que na reunião de Viena não modificará suas cotas de produção no terceiro trimestre.

Mas uma fonte próxima à OPEP disse na semana passada que o cartel contempla a possibilidade de aumentar suas cotas de produção se antes de setembro o Iraque decidir reduzir suas exportações devido ao mecanismo de fixação de preços de seu petróleo aplicado pela ONU, que Bagdá rechaça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;