Setecidades Titulo Mulher
Ato cobra centro de referência

Movimento feminino ocupa imóvel de Mauá para
pedir equipamento que atenda vítimas de violência

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
26/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Prédio abandonado e de propriedade da Prefeitura de Mauá, localizado na Avenida Governador Mário Covas, no Centro, foi ocupado pelo Movimento de Mulheres Olga Benário, que reivindica ao poder público a construção de centro de referência que atenda mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade.

O grupo, com cerca de 90 pessoas, reveza-se no local desde quinta-feira e, durante todo o dia de ontem, promoveu mutirão para limpar o imóvel, que conta com sete cômodos e três banheiros.

“Essa casa passou mais de cinco anos fechada. Encontramos lixo e entulho por todo o chão. O espaço é relativamente bom, e reivindicamos um Cento de Referência para a Mulher, com a ideia de que não seja para permanência, mas um local que dê condição para que ela tenha nova chance de vida, com psicólogos, advogados, assistentes sociais e atividades voltadas à geração de renda, porque muitas não têm como se manter. Enfim, um espaço que devolva a dignidade das mulheres”, falou a coordenadora do movimento, Rafaela Carvalho, 28 anos.

A organização, que é nacional, ocupou no ano passado prédio que pertencia à Faculdade de Engenharia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte, conseguindo cessão de outro espaço para implantação do equipamento. O grupo também ocupa, desde o fim do ano passado, imóvel no Rio Grande do Sul.

“No Grande ABC tem poucas casas de referência à mulher, e a demanda é muito grande. Mulheres que têm de aguentar, muitas vezes, violência doméstica por não terem um lugar para ir, mulheres que morrem pelo simples fato de serem mulheres”, salientou Rafaela. A região conta com três unidades do tipo: o Vem Maria, em Santo André; o Centro de Referência e Apoio à Mulher Márcia Dangremon, em São Bernardo, e a Casa Beth Lobo, em Diadema.

A ocupação mauaense foi denominada Helenira Preta, em homenagem a Helenira Rezende de Souza Nazareth, líder estudantil perseguida e morta durante a ditadura militar. Sem energia elétrica, velas iluminam os cômodos da casa, cujo forro do teto está despencando. Nas paredes, foram escritas frases alusivas ao movimento. A água para limpeza e consumo vem de doações, assim como colchões, cobertores, materiais de higiene e os alimentos preparados na cozinha improvisada.

A ideia do grupo é promover atividades culturais durante a ocupação, como a batalha de poemas, realizada na noite de ontem. “Não vamos sair daqui. Enquanto não derem resposta concreta. A gente quer um espaço, pode ser em outro lugar, desde que o nosso movimento mantenha a gestão do local, pois sabemos que os centros que têm por aí são sucateados e queremos o melhor atendimento”, frisa Rafaela.

A Prefeitura de Mauá informou que o prédio ocupado é tombado pelo Condephaat-Ma (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de Mauá) e está previsto para ser recuperado e transformado em espaço cultural. “Por isso, a reintegração de posse deve ser solicitada em breve”, declarou, em nota.

A administração ressaltou que manteve conversas com os ocupantes e que assistentes sociais e representantes da Promoção Social estiveram no prédio para dialogar com o movimento. “A criação de um centro de referência à mulher já está no plano municipal e as obras devem começar em breve, em outro endereço”, concluiu o Executivo.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;