Nacional Titulo
Pastor faz plantaçao de frutas e verduras em cemitério
Por Do Diário do Grande ABC
04/02/1999 | 11:59
Compartilhar notícia


Responsável pelas cerimônias fúnebres na localidade de Toropi, interior do município de Santa Maria (RS), o pastor da Igreja Evangélica de Confissao Luterana do Brasil, Honório Froemming, está colhendo frutas e verduras plantadas por ele dentro do cemitério local, entre túmulos e jazigos.

Localizado ao lado da igreja, o cemitério de 250 metros quadrados surpreende pela mistura de cruzes das sepulturas com melancias, moranguinhos, cebolas, batatas e mandiocas. O pastor colhe os legumes, verduras e frutas para consumo de sua família: ele, a mulher e uma filha. Mas também doa os produtos a pessoas carentes da comunidade, que tem cerca de três mil habitantes e fica a 330 quilômetros da capital gaúcha.

Além da grande variedade de verduras cultivada no cemitério, há também uma alentada plantaçao de morangas ao lado de cinco túmulos. A inusitada atividade agrícola do pastor inclui ainda um pomar na entrada do cemitério, com pés de laranja, figo, caqui e pêra. O pastor resolveu usar as áreas que ainda nao foram utilizadas para os sepultamentos para o plantio, ampliando a horta doméstica existente ao lado de sua casa.

'Os frutos sao a melhor maneira de homenagear os mortos e nao desperdiçar a terra', justificou o pastor Honório a um repórter. O religioso admitiu que a visao do cemitério pode criar certa rejeiçao aos alimentos, mas que até agora ``ninguém recusou as frutas e verduras', plantadas e colhidas - em muitos casos - a menos de meio metro de distância das sepulturas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;