Memória Titulo
Rio Grande da Serra 2017. Lá vamos nós...
Por Ademir Medici
20/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Semana passada, na Livraria Alpharrabio, Santo André, os pensadores da memória do Grande ABC realizaram nova reunião preparatória ao 14º Congresso de História do Grande ABC, Rio Grande da Serra 2017. Uma belíssima reunião.

A Prefeitura de Rio Grande da Serra esteve presente, representada por Aida Jardim Teixeira, secretária de Educação e Cultura, mais assessoras.

O professor José de Souza Martins, idealizador dos congressos de história do Grande ABC, também compareceu. Proferiu uma verdadeira aula de história. Defendeu que o tema geral do 14º Congresso seja genérico, como forma de valorizar a cidade anfitriã e todas as demais. Mostrou que a temática geral é enorme, com muitas informações e ganchos a serem abordados.

Professor Martins destacou que a universidade deve participar, sem a preocupação de pensar temas voltados a dissertações mais abrangentes. Trabalhos simples e pontuais que pensem a região, discutidos em salas de aula e que levem aluno e professor à pesquisa paroquial, serão suficientes.

Dalila Teles Veras, poeta, e equipe recepcionaram esse time da foto, do qual faz parte João de Deus Martinez, o pensador caboclo do Grande ABC – que só não saiu na foto porque precisou ausentar-se um pouco antes.

Enfim, estamos otimistas. O Consórcio Intermunicipal só não dará apoio institucional como já está participando. O jovial professor Alexandre Takara também. Uma mescla de pesquisadores se interessa em fechar bem a segunda rodada de participação das sete cidades – um trabalho coletivo iniciado em 1990 e que jamais deixou de ser realizado.

Todos têm uma responsabilidade muito grande em levar adiante esta iniciativa. Em pensar o Grande ABC. Nós, da Memória, também. Compromisso assumido, vamos em frente, lembrando, sempre, a importância da historiadora Gisela Leonor Saar, de Rio Grande da Serra, e nomes como o de Roberto Nascimento, que há pelo menos dois anos pesquisa a memória da sua cidade, a Rio Grande da Serra de todos nós.

AGENDA – O 14º Congresso de História do Grande ABC está marcado para os dias 10, 11 e 12 de novembro de 2017. E a próxima reunião preparatória deverá ocorrer no início do próximo ano, quando será apresentado aos pesquisadores o Teatro Municipal de Rio Grande da Serra, onde o certame acontecerá.

Diário há 30 anos

Sábado, 20 de dezembro de 1986 – ano 29, edição 6321

Manchete – Superavit de novembro é o mais baixo desde 1983

Esporte – Brasil ganha seis medalhas no 9º Mundial Universitário de Judô, em disputa na Metodista, em São Bernardo.

Carnaval 87 – A Escola de Samba Ordem e Progresso, do Jardim Zaíra, em Mauá, já tem o samba-enredo: Águas Claras, inspirado na obra de Monteiro Lobato, composição de Heraldo, Joãozinho e Roberto. Puxador: Joãozinho do Pandeiro.

Acidente – Ônibus colidem e deixam dez feridos na Estrada das Lágrimas, bairro Mauá, em São Caetano.

Em 20 de dezembro de...

1916 – Mais de 40 candidatas se apresentam para matrícula em escola feminina da Vila de São Bernardo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a entrega de propostas de paz da Alemanha; no Senado, o Sr. Briand declara não poder tomá-las a sério.

1926 – Lei municipal nº 251 aprova o Brasão do Município de São Bernardo, projeto do historiógrafo Affonso d’Escragnolle Taunay.

1976 – Sete de Setembro ganha do Vila Luzita por 1 a 0 e conquista o campeonato da Divisão Especial de Santo André. O jogo foi no Estádio Jaçatuba e o gol, marcado por Hélio.

Roberto Carlos canta no Cerâmica EC.

Coral da Fundação Santo André apresenta-se no Teatro Municipal de Santo André, sob a regência do maestro Tibor Reisner.

Municípios Brasileiros

Cinquenta e seis municípios celebram seus aniversários em 20 de dezembro, a maioria do Estado de Pernambuco, nenhum de São Paulo:

No Pará, Aurora do Pará e Novo Repartimento.

Em Pernambuco, Buenos Aires, Camutanga, Cedro, Chã de Alegria, Chã Grande, Cumaru, Feira Nova, Ferreiros, Frei Miguelinho, Granito, Ibimirim, Ibirajuba, Iguaraci, Ingazeira, Itacuruba, Lagoa de Itaenga, Machados, Passira, Primavera, Saloá, Santa Maria do Cambucá, Solidão, Tacaimbó, Tracunhaém, Trindade e Tupanatinga.

No Mato Grosso do Sul, Caarapó e Dourados.

No Mato Grosso, Confresa, Planalto da Serra, Pontal do Araguaia, Porto Estrela, Ribeirãozinho e Santo Afonso

No Rio Grande do Norte, Frutuoso Gomes, Riachuelo e Várzea.

Em Santa Catarina, Garuva, Gravatal, Jaguaruna, Meleiro e São João do Sul.

No Ceará, Ibiapina, Jaguaribe, Mombaça, Pacoti e Saboeiro.

Na Paraíba, Lagoa de Dentro, Pedra Lavrada e São Sebastião de Lagoa de Roça

No Paraná, Pontal do Paraná e São João do Ivaí.

No Rio Grande do Sul, Vista Alegre.

Fonte: IBGE

Hoje

Dia do Mecânico n Dia da Bondade

Santos do Dia

São Domingos de Silos (Espanha 1000-1073). Foi talvez o maior defensor dos valores monásticos, que valorizava nos mosteiros o ensino não só da agricultura como dos demais ofícios e artes.

Tolomeu

Íngenes




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;