Internacional Titulo
François Bayrou anuncia sua candidatura à Presidência francesa
Da AFP
02/12/2006 | 10:33
Compartilhar notícia


O presidente da União para a Democracia Francesa (UDF, centro), François Bayrou, anunciou neste sábado sua candidatura às eleições presidenciais francesas de 2007.

"Sou candidato à Presidência da República", disse solenemente Bayrou na esplanada da prefeitura de Serres-Castet (sul da França), em pleno coração de sua região natal de Béarn.

A candidatura de Bayrou se soma, entre outras, às já anunciadas de Ségolène Royal, pelo Partido Socialista (PS, principal partido de oposição), e de Nicolas Sarkozy, atual ministro do Interior e presidente da União por um Movimento Popular (UMP, direita no poder).

A UMP deve, no entanto, nomear oficialmente seu candidato em janeiro, que será Sarkozy exceto ocorra uma grande surpresa.

Bayrou, um centrista que defende que a França saia da dicotomia "direita-esquerda", enumerou as "crises" que o país sofre, entre elas o desemprego, a violência, a dívida pública e a discriminação.

"É por isso que não podemos continuar com esta ridícula e surda guerra civil de uma metade do país contra a outra", disse Bayrou.

O presidente francês Jacques Chirac, de 74 anos, termina em 2007 seu mandato. Chirac ainda não informou se disputará a reeleição, hipótese considerada improvável pela maioria dos observadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;