Esportes Titulo
Sampras derrota Agassi na final de Wimbledon
Do Diário do Grande ABC
04/07/1999 | 16:32
Compartilhar notícia


Com uma atuaçao impecável, a melhor dos últimos anos (como admitiu o próprio tenista), Pete Sampras comprovou ser um gênio dos grandes momentos e dos recordes. Conquistou o 6.º título de Wimbledon - feito inédito neste século - e igualou a marca do australiano Roy Emerson, de 12 troféus do Grand Slam na carreira. Para vencer esta final diante de Andre Agassi, Pete Sampras parece que trouxe na mala de raquetes os rojoes da comemoraçao do 4 de julho (independência dos Estados Unidos) e soltou todos em três sets, ao marcar 6/3, 6/4 e 7/5.

"Foi a minha melhor partida dos últimos anos", confessou Sampras, sem falsa modéstia. "Nao poderia ter jogado melhor", prosseguiu. "Nao é fácil jogar assim numa final diante de Agassi." Pelo que fez em quadra, Sampras admite que nao poderia ter mesmo um melhor 4 de julho. Revelou-se ainda satisfeito com a vitória da Lindsay Davenport na final feminina e ainda estava um pouco atônico com o novo recorde alcançado: o de 12 títulos do Grand Slam.

"Acho que vou demorar semanas para assimilar tudo isso: seis títulos em Wimbledon, 12 Grand Slams...", disse. "Nao sei ainda como vou comemorar." Por ironia, Pete Sampras ganhou o título, mas perdeu a liderança do ranking para Andre Agassi, que na lista a ser divulgada nesta segunda-feira pela Associaçao dos Tenistas Profissionais (ATP), aparecerá no topo, seguido do australiano Patrick Rafter, com Sampras apenas em 3.º, Yevgeny Kafelnikov em 4.º e o brasileiro Gustavo Kuerten em 5.º. Pelo título, Sampras levou um prêmio de US$ 724.133,00, enquanto Andre Agassi embolsou um cheque de US$ 362.066,00.

Jogador de declaraçoes sérias e técnicas, Pete Sampras preferiu falar de seu bom jogo e revelar sua emoçao com os títulos. Confessou que Wimbledon é o torneio dos norte-americanos, pela superfície de grama e enfatizou sua tática na partida. Nao há dúvidas de que Sampras deveria estar mesmo orgulhoso de seu jogo. Mesmo diante de um adversário que vinha liderando os prognósticos, jogou com incrível eficiência e inteligência para conquistar mais uma vitória importante.

Conformado com o resultado, Andre Agassi estava bem humorado na entrevista coletiva. "Nao tinha o que fazer diante de Sampras neste domingo", afirmou. "Tenho de dar todo o crédito para Pete pela maneira como jogou." Esta derrota encerrou uma série de 13 vitórias consecutivas em torneios do Grand Slam para Andre Agassi, depois de ter conquistado o título em Roland Garros e alcançado a final de Wimbledon. "Nao tenho do que reclamar", avisou. "Reconquistei a liderança do ranking mundial, duas finais de Grand Slam, um título e esperanças de continuar assim por toda a temporada." Agassi só nao gostou muito da insinuaçao de um repórter inglês que, em tom professoral perguntou se ele nao deveria ter ido antes para Wimbledon, participar de torneios na grama para melhorar sua preparaçao. Incomodado com a questao para quem chegou a final, sua resposta veio cheia de ironia. "Sabia que nao poderia jogar outros torneios antes de Wimbledon pois estaria completamente bêbado comemorando o título de Roland Garros", ironizou.

Outro assunto que Agassi nao gostou foi Brooke Shields. Confirmou que durante Roland Garros falaram-se quase todos os dias e que isso foi um grande apoio. Revelou que ela teria mesmo de ir a Londres e deveria estar num aviao naquele momento. Mas recusou-se a responder se preferia continuar ganhando jogos, ou perdê-los (como aconteceu logo após seu casamento) e estar novamente junto a Brooke Shields. Limitou-se a dizer "Sei que você adoraria ouvir esta resposta".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;