Internacional Titulo
Beirute e Bagdá fecham acordo sobre dinheiro de Saddam no Líbano
Da AFP
01/02/2004 | 11:18
Compartilhar notícia


Muaffak al-Rubai, integrante do Conselho de Governo iraquiano, afirmou neste domingo que chegou a um acordo com autoridades do Líbano para a restituição dos quase US$ 500 milhões depositados por autoridades do regime de Saddam Hussein em bancos de Beirute.

"Analisamos o caso dos fundos iraquianos depositados nos bancos libaneses e existe um número definitivo sobre seu valor", declarou Rubai após uma reunião, no sábado, com o primeiro-ministro libanês, Rafic Hariri.

O iraquiano, que não divulgou o valor exato dos depósitos, informou que uma comissão técnica de seu país, que inclui o ministro das Finanças e o presidente do Banco Central, viajará para Beirute com o objetivo de tomar posse do dinheiro e garantir sua transferência aos novos dirigentes iraquianos.

No ano passado, o ministro iraquiano das Finanças, Kamel Al Kilani, conversou sobre o tema com seu colega libanês Fuad Siniora e com o presidente do Banco do Líbano, Riad Salameh.

De acordo com fontes bancárias, os depósitos iraquianos foram feitos em quase 20 instituições diferentes. Uma parte do dinheiro foi aplicada diretamente pelo governo de Saddam Hussein e outra estava em nome de personalidades políticas libanesas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;