Esportes Titulo
Guga volta a Roland Garros hoje para entregar troféu
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
10/06/2007 | 07:12
Compartilhar notícia


Uma década depois da primeira de suas três glórias em Roland Garros, Gustavo Kuerten deve voltar hoje ao Grand Slam de Paris, agora para entregar o troféu para o vencedor do duelo final: o espanhol Rafael Nadal ou o suíço Roger Federer. A homenagem oferecida a Guga não é costumeira no circuito parisiense. Geralmente, apenas profissionais aposentados participam da cerimônia de premiação. Em 1997, o próprio tenista brasileiro recebeu seu primeiro troféu das mãos do veterano sueco Bjorn Borg.

Embora o saibro seja o território de Nadal, 21 anos, não é possível apostar em favoritos nesta final. O espanhol busca o tricampeonato e, Federer, 25, o único Grand Slam que ainda não tem em casa. Nadal levou a melhor em cinco das seis disputas contra Federer neste tipo de piso e chegou à decisão com um retrospecto perfeito, sem perder um único set. Mas a única vitória para a Suíça é recente: ocorreu em maio, na final de Hamburgo, o que aumenta a confiança do suíço.

Os tenistas já se enfrentaram em oito finais, sendo uma pelo título do ano passado em Roland Garros. Se conseguir superar Nadal esta manhã, Federar se iguala a Don Budge e Rod Laver, únicos a conquistarem todos os quatro Grand Slams, sendo o próprio torneio francês, Wimbledon, na Inglaterra, e os Abertos da Austrália e dos Estados Unidos.

FINAL FEMININA

A tenista belga Justine Henin-Hardenne, 25 anos, comprovou a superioridade e derrotou sábado a promessa da temporada, a sérvia Ana Ivanovic, 19 anos, por 2 sets a 0 (6/1 e 6/2). Este é o quarto título de Henin, que venceu também em 2003, 2005 e 2006. Antes da belga, apenas a iugoslava naturalizada norte-americana Monica Seles havia conquistado campanha semelhante em Roland Garros, entre 1990 e 1992.

Embora sua adversária tenha vencido facilmente a musa Maria Sharapova durante a semifinal e a partida deste sábado tenha sido tensa, Henin não deu chances e, assim como no ano passado, chegou ao título sem perder nenhum set.

O prêmio abocanhado junto com o troféu foi de 1 milhão de euros, o mais alto da história do tênis feminino. Assim como na final masculina, o troféu foi entregue à Henin por uma tenista ainda em atividade, a canadense Mary Pierce, dona do prêmio de 2000 e vice da própria belga em 2005. Henin consolidou o posto de número 1 no ranking da WTA, com participação em 13 torneios.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;