Internacional Titulo
50 mil kosovares expulsos esperam na fronteira com Albânia
Por Do Diário do Grande ABC
28/03/1999 | 16:20
Compartilhar notícia


Cerca de 50 mil kosovares expulsos pelas forças sérvias estao reunidos neste domingo ao longo da fronteira com a Albânia, à espera de serem acolhidos no posto fronteiriço de Morina (oeste de Kosovo), informou o ministro albanês da Informaçao, Musa Ulqini.

O número divulgado pelo ministro nao foi confirmado por fontes independentes e as autoridades iugoslavas se abstiveram de comentar qualquer informaçao a respeito.

Os refugiados, na maioria mulheres e crianças, aumentaram neste sábado o fluxo ininterropto de kosovares que as forças de segurança e o exército iugoslavo expuslam para a Albânia, no que Tirana considera operaçao ``limpeza étnica'.

Neste sábado, cerca de 20 mil albaneses de Kosovo foram expulsos para a Albânia pelo exército iugoslavo, que os levou à força até a fronteira, segundo um comunicado do Ministério albanês da Informaçao.

Em Genebra, segundo informaçoes colhidas hoje pelo Alto Comissariado das Naçoes Unidas para os Refugiados (ACNUR) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), ``milhares' de refugiados albaneses de Kosovo chegam a Albânia ou já entrou.

Segundo os observadores da Organizaçao para a Segurança e Cooperaçao na Europa (OSCE) em Tirana, a fronteira foi fechada ontem entre as 21H30 locais (17H30 de Brasília) e as 03H00 locais deste domingo (22H00 deste sábado, hora de Brasília), sendo reaberta mais tarde para permitir a entrada de duas mil pessoas esta manha.

Os refugiados, citados pela imprensa albanesa, disseram que as autoridades sérvias os fizeram assinar um documento redigido em sérvio, cujo conteúdo ignoram. Outros refugiados estimaram que o número total de albaneses mortos nos últimos dias chega a várias centenas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;