D+ Titulo
Revisitando os docinhos da vovó
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
26/04/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


A cena é clássica: no domingo, após o almoço, a vovó reúne seus netos à mesa para degustarem deliciosa sobremesa. Para alguns, essa receita ‘de família' pode ser o pudim, para outros o sagu, doce de abóbora ou pão de ló. Não importa. O que não falta na lista são nomes de delícias feitas pelas avós e passadas de geração para geração.

Em clima de nostalgia, o Dia-a-Dia conversou com especialistas e selecionou algumas das muitas receitas que vieram à sua mente. A culinarista Maria Antônia Begliomini, dona de restaurante em São Bernardo, afirma que ainda hoje os doces mais antigos são os que fazem mais sucesso. "Inclusive os que têm calda, como o de laranja, figo e pera, que toda avó sabe fazer."

Nestes casos, Maria Antônia dá a dica para que eles fiquem saborosos: usar açúcar granulado, desligar o fogo assim que a calda começar a engrossar - já com a fruta dentro - e ficar brilhante. "Deve-se repetir esse processo três vezes (os intervalos duram o tempo que a panela leva para esfriar) que, assim, a calda fica com o sabor da fruta usada", acrescenta. Na hora de servir, a sugestão é acrescentar creme de leite ou chantilli.

A única restrição dos doces é para aqueles que estão de dieta ou são diabéticos. Nesses casos, a culinarista Neusa Barberini, de Santo André, tem uma sugestão: substitua o açúcar por adoçantes específicos. "Uma pessoa que necessita de uma dieta, se usar o adoçante já vai achar o doce maravilhoso", acrescenta.

Mas, acrescenta a especialista, não é todo doce que fica bom como os feitos com açúcar. A calda caramelizada de pudim, por exemplo, não dá certo com o adoçante para diabéticos. "Mas as frutas em calda, dá para fazer, embora ela fique mais rala. Basta acrescentar gelatina, que fica uma delícia", sugere.

Doce de abóbora
(Maria Antônia Begliomini)
Rendimento: 2 quilos e meio
Tempo de preparo: 3 a 4 horas
Grau de dificuldade: Médio
Micro-ondas: Não Freezer: Não

Ingredientes: 5 quilos de abóbora (de pescoço); dois quilos de açúcar cristal; canela e cravo-da-índia a gosto.

Modo de preparo: Corte a abóbora em cubos médios, junte o açúcar, os cravos e a canela em uma panela e tampe. Deixe até levantar fervura (a abóbora junta bastante água). Quando ela começar a amolecer, pressione os cubos com uma colher, de preferência de pau, até formar uma pasta. Quando começar a aparecer o fundo da panela, o doce está pronto.

Doce de Jaca Dura
(Maria Antônia Begliomini)
Rendimento: 800 g
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não
Freezer: Não

Ingredientes: 1/2 quilo de jaca dura (só a polpa, sem os caroços); 1/2 quilo de açúcar cristal; um copo médio de água, raspas de limão e o suco de 1/2 limão.

Modo de preparo: Tire todo o caroço da polpa da jaca. Reserve. Junte o açúcar, a água, as raspas e o suco de limão em uma panela e cozinhe até engrossar. Coloque a jaca e cozinhe por meia hora. Sirva o doce com sorvete de coco ou limão.

Arroz-Doce com Calda de Damasco
(Neusa Barberini)
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Sim Freezer: Não

Ingredientes: Arroz - 1 xícara (chá) de arroz; 2 xícaras (chá) de água; 500 ml de leite desnatado; 1 pedaço de canela em pau; 1 xícará (chá) de adoçante em pó próprio para forno e fogão. Calda - 150 g de damascos secos picados; 1 xícara (chá) de água; 2 colheres (sopa) de adoçante em pó próprio para forno e fogão.

Modo de preparo: Arroz - Numa panela cozinhe o arroz com a água até que esta fique bem reduzida. Acrescente o leite, a canela, o adoçante sempre mexendo. Cozinhe por 10 minutos. Se ficar seco, acrescente mais leite. Calda - Em outra panela cozinhe os damascos com a água e o adoçante. Deixe no fogo até que os damascos fiquem macios. Sirva o arroz e a calda gelados.

Pudim de Tapioca
(Maria Antônia Begliomini)
Rendimento: 1 unidade
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não

Ingredientes: 1 copo médio de tapioca; 500 ml de leite; 1 garrafa de leite de coco; 1 copo de coco ralado fresco; açúcar a gosto. Coolie - amora, framboesa e morango.

Modo de preparo: Deixe a tapioca de molho de um dia para o outro. Coloque a tapioca, o leite, o leite de coco, o coco ralado e o açúcar em uma panela. Mexa até virar um mingau. Despeje em uma tigela e deixe esfriar. Coolie - Bata as frutas no liquidificador. Se achar necessário acrescente açúcar e jogue por cima do pudim.

Sagu de Frutas
(Neusa Barberini)
Rendimento: 7 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não

Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de sagu; 2 xícaras (chá) de água; 1 xícara (chá) de suco de uva; 1/2 xícara (chá) de suco de abacaxi; 1/4 de xícara (chá) de adoçante dietético em pó; 1/2 maçã verde descascada e picada; 1/2 xícara (chá) de uva itália cortada em quatro e sem sementes.

Modo de preparo: Coloque o sagu de molho em uma tigela com 2 xícaras (chá) de água durante 30 minutos. Em uma panela coloque o sagu com a água, os sucos de uva e abacaxi e o adoçante. Deixe cozinhar por 15 minutos mexendo para não grudar. Coloque as frutas e deixe ferver por mais 5 minutos. Retire do fogo e divida em tacinhas. Sirva gelado.

Ambrosia
(www.panelinha.com.br)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 2 horas
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não

Ingredientes: 2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de água; 3 ovos; 500 ml de leite; 2 cravos-da-índia.

Modo de preparo: Em uma panela média, junte a água e o açúcar e leve ao fogo médio. Quando ferver, conte 10 minutos. A mistura deverá ficar com a consistência de calda fina. Numa tigela, coloque os ovos e bata com um garfo até obter uma mistura homogênea. Acrescente o leite e misture novamente. Adicione a mistura de ovos à calda e deixe cozinhar por 30 minutos, sem mexer, ou até que os ovos comecem a se juntar. Em seguida, mexa com uma colher, partindo os ovos. Com uma escumadeira, retire os pedacinhos de ovos da panela e transfira para um pote de vidro esterilizado. Acrescente os cravos à calda e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Retire a calda do fogo e despeje no pote com os pedacinhos de ovos. Deixe esfriar. Conserve o pote tampado e em local seco e arejado.

Curau
(Neusa Barberini)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Sim
Freezer: Não

Ingredientes: Lata de milho verde sem sal escorrida (prefira o cozido no vapor); 250 ml de leite desnatado; 4 colheres de (sopa) de adoçante em pó próprio para forno e fogão; 1 colher (sopa) de amido de milho; 1/2 xícara (chá) de água; 1/2 lata de creme de leite light; 1 colher (chá) de canela em pó para polvilhar.

Modo de preparo: No liquidificador bata o milho e o leite. Passe pela peneira e leve ao fogo com o adoçante e o amido de milho, este dissolvido na água. Cozinhe em fogo brando por 10 minutos, sempre mexendo. Acrescente o creme de leite, coloque em taças e polvilhe canela em pó. Deixe esfriar e leve à geladeira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;