Internacional Titulo
Alemanha: vida de crianças melhorou neste século, diz informe
Do Diário do Grande ABC
13/12/1999 | 12:19
Compartilhar notícia


O Fundo das Naçoes Unidas para a Infância destaca que a erradicaçao da varíola, a educaçao básica e as leis contra o trabalho infantil melhoraram a vida nas crianças neste século.A guerra e a AIDS podem reverter os êxitos obtidos em favor da criança no século XX, segundo adverte o informe do Unicef divulgado na capital alema, neste domingo.

Outros pontos positivos citados pelo Unicef foram o amplo uso de iodo, eliminando uma das principais causas do retardo mental, e a reduçao do índice de mortalidade até cinco anos no conjunto dos países do terceiro mundo.

De acordo com a diretora do Unicef, Carol Bellamy, esses avanços podem ser revertidos devido as guerras, a pobreza e a disseminaçao da AIDS. A cada minuto, disse a diretora, cinco jovens sao infectados pelo vírus HIV. Onze milhoes de pessoas entre 15 e 24 anos sofrem de AIDS em todo o mundo.

Os conflitos bélicos também se disseminaram e atingem 56 países onde atua o Unicef, dificultando muitas vezes o acesso da populaçao local aos frutos da ciência obtidos neste século: as vacinas e imunizaçoes.

O informe acrescenta que aproximadamente 540 milhoes de crianças, uma em cada quatro, vivem em situaçao de perigo no planeta. Bellamy lamentou que, apesar do progresso da ciência, 'mais de 11 milhoes de crianças no mundo todo morram anualmente de causas que poderiam ser evitadas``.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;