Esportes Titulo
Brasil x Inglaterra fizeram jogo memorável em 70
Por Da AFP
18/06/2002 | 05:04
Compartilhar notícia


Pelé cabeceia, Banks defende, Moore ataca e Astle perde a chance - foi um jogo que entrou para a história das Copas do Mundo: Brasil 1-0 Inglaterra, em 1970, no México.

Depois do jogo, quando um Pelé sorridente e Bobby Moore trocaram suas camisas num gesto de respeito mútuo, os jogadores ingleses assistiram pasmos ao filme do épico.

"Nós mesmos ficamos impressionados", disse o meia Bobby Charlton. "Você pode pegar esse filme e usar para dar aulas de táticas. Houve de tudo naquele jogo, todos os esquemas e técnicas, todo o controle tático, tudo. Houve muitas coisas especiais", comentou o inglês.

As coisas especiais incluem a defesa de Gordon Banks de uma cabeçada de Pelé, aos 10 minutos de jogo, aquela que sempre é descrita como a maior defesa de um goleiro na história do futebol.

Pelé recebeu um cruzamento de Jairzinho e cabeceou para baixo, na direção do canto inferior do gol. Pelé já gritava "gol" quando Banks, de alguma forma, se virou todo para trás e mandou a bola para escanteio.

"Ele veio do nada", lembrou Pelé anos depois. "Em um momento ele estava caído com a mão direita apoiada no chão, e no momento seguinte, ou melhor, no mesmo momento, ele estava apoiado com a mão esquerda e salvou a bola. Foi, na minha opinião, a defesa mais espetacular do torneio, uma jogada impossível - mas Banks conseguiu", comentou Pelé.

Os reflexos de Banks estavam bem afiados naquela partida. Mesmo após a noite anterior ao jogo, quando o hotel onde os ingleses estavam hospedados foi invadido por torcedores tocando cornetas até o início da manhã, numa tentativa de perturbar o sono dos jogadores.

Mesmo assim, Banks não pôde fazer nada contra o gol da vitória do Brasil.

Por uma vez, Moore foi driblado. Tostão fez a finta no limite da área e passou para Pelé, que deu um toque de leve, perfeito, para Jairzinho detonar no alto da rede inglesa.

O capitão da Seleção Brasileira de 1970, Carlos Alberto Torres, acredita que esse gol foi melhor do que a sua também famosa explosão no gol contra a Itália, na final desse campeonato mundial, vencido pelo Brasil por 4-1.

"Nós pegamos a bola no último terço do campo, Tostão driblou Moore e passou para Pelé que, sem olhar e sem saber que o Jairzinho estava lá, fez o passe de direita, e o Jairzinho marcou", conta o capitão.

A Inglaterra não se deu por vencida e, a 15 minutos do final, quase empata.

Moore iniciou um ataque perfeito, passou para Jeff Astle, que estava livre de marcação, e chutou - para fora.

O Brasil acabou por conquistar seu terceiro título em quatro Copas do Mundo; a Inglaterra foi eliminada nas quartas-de-final pela Alemanha.

Trinta e dois anos depois, Inglaterra e Brasil se preparam para renovar a rivalidade.

"O encontro entre nossas duas nações poderia ser um dos jogos mais importantes da fase final da Copa do Mundo", disse Pelé. "O Brasil é a maior nação na história da Copa do Mundo, e a Inglaterra é o país que inventou o futebol. O jogo de sexta-feira pode acabar valendo pela final", disse Pelé.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;