Internacional Titulo
Motim em prisao de Istambul deixa pelo menos 54 feridos
Do Diário do Grande ABC
05/12/1999 | 15:29
Compartilhar notícia


Pelo menos 54 gendarmes ficaram feridos neste domingo, num motim de presos islâmicos no presídio de segurança máxima de Metris, em Istambul, anunciou a agência de imprensa Anatolia.

Os incidentes começaram quando membros da organizaçao clandestina islâmica Frente Islâmica de Combatentes do Grande Oriente (IBDA-C), se opuseram às forças da ordem, que queriam realizar uma revista nas celas.

Aproximadamente 54 membros da gendarmeria - corpo armado encarregado da segurança nas prisoes - foram feridos a facadas e pauladas, segundo a Anatolia. Cinco deles, com golpes graves na cabeça, foram transferidos para um hospital militar.

Importantes medidas de segurança foram tomadas pela gendarmeria e a polícia foi posta ao redor da prisao, onde entraram e depois saíram em uma dezena de ambulâncias.

O chefe da organizaçao, Salih Mirzabeyoglu, se encontra nessa cadeia, segundo a agência. Hasan Olcer, advogado de Mirzabeyoglu, citado pela Anatolia, disse que os amotinados haviam tomado como reféns cerca de 150 gendarmes, dos quais vários oficiais.

"Um combate começou quando os gendarmes que entraram nas celas para uma revista, tentando separar certos detentos para transferi-los para outras prisoes", disse, precisando que estavam realizando negociaçoes para normalizar a situaçao. Estas informaçoes nao foram confirmadas oficialmente.

Salih Mirzabeyoglu, que nega qualquer laço com a organizaçao, foi detido em 1998 e é julgado em Istambul por ter tentado subverter a ordem constitucional pela força, acusaçao passível de pena de morte.

O IBDA-C, fundado em 1985, com o objetivo instaurar um Estado islâmico na Turquia, realizou vários atentados contra bares, discotecas e igrejas em Istambul. Um grupo de crises foi organizado no ministério da Justiça, em Ancara, para avaliar a situaçao. Ele tem a participaçao do ministro do Interior, Saadettin Tatan.

Os motins com tomada de reféns sao freqüentes nas prisoes da Turquia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;