Setecidades Titulo Polícia
Motorista tem prisão preventiva decretada

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
16/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Justiça decretou, na tarde de ontem, a prisão preventiva do motorista de ônibus Sergio Meliunas, 45 anos, que atropelou e matou o ciclista Dorgival Francisco de Souza, 59, no início deste mês, no acostamento da Rodovia dos Imigrantes. A vítima estava indo para o trabalho, em uma transportadora na Capital.

A decisão do Judiciário se deu após a conclusão do inquérito policial, que estava sendo conduzido no 4º DP (Eldorado) de Diadema. Meliunas responderá por homicídio doloso (quando há intenção de matar) e qualificado (aquele cometido em circunstâncias que tornam o crime mais grave do que já é).

O homem será julgado pelo Tribunal do Júri e, se condenado, a pena prevista é de 12 a 30 anos de prisão.

Mantido desde o dia 6, data em que foi capturado, na carceragem do 3º DP (Canhema), ele será encaminhado ao CDP (Centro de Detenção Provisória) da cidade, onde permanecerá até o julgamento.

Após depoimento dos três amigos que acompanhavam Meliunas no momento da colisão, ele confessou que havia mentido em sua primeira versão dada à policia e à imprensa no dia em que foi detido, quando trabalhava na garagem da viação Breda, no bairro Assunção, em São Bernardo.

“Os amigos disseram que Sergio dirigia em velocidade excessiva e que não houve aquela suposta tentativa de roubo. Meliunas confirmou que mentiu, confessou que corria com o carro e que tinha ingerido bebida alcoólica”, contou o delegado titular do 4º DP, Miguel Ferreira da Silva.

Por ora, os amigos não responderão à Justiça por nenhum crime. “Isso dependerá de análise do Ministério Público. Se houver entendimento de que foram omissos, responderão, mas em menor potencial”, explicou o delegado.

Na ocasião em que Meliunas foi preso, quatro dias depois do ocorrido, a Justiça havia decretado a prisão temporária pelo prazo de cinco dias. Nesta semana, após o depoimentos dos amigos, o período de prisão foi prorrogado por mais cinco dias.

Esse não foi o único acidente com vítima fatal no histórico de Meliunas. No dia 6 de agosto de 2007, ele estava na condução de ônibus que colidiu com outros veículos. Algumas pessoas sofreram lesões corporais e não tiveram interesse em prosseguir criminalmente contra o motorista. Um passageiro que estava no interior do ônibus também sofreu lesões corporais, a princípio de natureza leve, mas posteriormente teve complicações porque já tinha precedentes de ter problemas no coração e acabou morrendo.

Os policiais do 4º DP de Diadema não souberam informar se houve algum inquérito criminal dessa situação. Meliunas também tem passagem pela polícia por violência doméstica. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;