Política Titulo São Caetano
Pinheiro atrai PTB e indica Salgado na vice

Prefeito de São Caetano encaminha vereador como parceiro de chapa; Campos deu aval

Por Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
14/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A exatos dez dias de realizar convenção para oficializar sua candidatura à reeleição, o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), conseguiu atrair apoio do PTB e encaminha para indicar o vereador petebista Jorge Salgado para ocupar a vaga de vice. A articulação foi tratada ontem, em reunião entre o secretário de Governo, Nilson Bonome (PMDB), e o presidente do PTB paulista, deputado Campos Machado.

O nome de Salgado ganhou força depois de o presidente da Câmara e dirigente do PTB local, Paulo Bottura, desistir da disputa interna. Aos mais próximos, o parlamentar alega que seu grupo de apoio tem preferência pelo ex-prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), que tentará retomar o comando do Palácio da Cerâmica, e já avisou que prefere tentar renovar mandato no Legislativo. Bottura deixará o comando do PTB municipal nos próximos dias, abrindo caminho para que Salgado assuma o posto.

Segundo apurou o Diário, o PTB só baterá o martelo neste fim de semana, quando os parlamentares petebistas se encontrarão com Campos Machado, em São Caetano.

O apoio da legenda a Pinheiro já era cogitado, porém, até então, o discurso oficial da sigla era de lançar candidatura própria à sucessão municipal, com o ex-assessor do Paço Pádua Tortorello encabeçando a chapa. No fim do ano passado, Campos chegou a anunciar o projeto majoritário do petebista. Mas, nos bastidores, a empreitada foi encarada como alternativa que a cúpula do PTB encontrou para estancar racha interno na legenda. Enquanto uma ala defendia apoio a Pinheiro, outra, mais tímida, pregava adesão a Auricchio.

O apoio ao ex-prefeito, entretanto, esbarrava na rejeição de Campos. A contragosto do mandatário, Auricchio trocou o PTB pelo PSDB no ano passado para viabilizar candidatura a prefeito, fato que fez com que o cacique petebista desprezasse a candidatura do ex-gestor.

O deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB) também participou das tratativas e confirmou o encaminhamento do nome de Salgado como candidato a vice de Pinheiro. “Estou sabendo da reunião. Fui consultado (sobre apoio ao peemedebista) e informado de que a tendência é pelo nome do Jorge.”

Já Salgado despistou sobre a negociação, mas admitiu a possibilidade de assumir o comando do PTB municipal. “Não estou sabendo de nenhuma definição (sobre apoio do PTB e candidatura a vice). Sei que Bottura deve deixar a presidência do partido, mas quem escolherá o sucessor é o diretório estadual”, desconversou. Bonome também evitou confirmar o acordo. “O governo mantém diálogo para que o PTB integre a chapa, porém estas questões ainda serão tratadas com o diretório estadual do partido.” Bottura não foi encontrado para comentar o assunto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;