Cultura & Lazer Titulo
Mostra tem pinturas inéditas de Pierino Massenzi
Por Luciane Mediato
Do Diário do Grande ABC
21/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O cenógrafo, desenhista, diretor de arte e artista plástico ítalo-brasileiro, radicado em São Bernardo Pierino Massenzi (1925-2009) é homenageado com exposição de obras inéditas em Santo André.

A mostra, que abre hoje, é composta pelo acervo que o artista deixou ainda em vida para seus netos. A exposição reúne 13 quadros. Um dos destaques é a pintura "Cometas", feita com a técnica de tinta óleo sobre papel.

"Ele foi um artista da multiplicidade. As suas obras são repletas de abstrações. Podemos considerá-lo como um artista plástico puro e completo. Suas obras não se restringiam aos cenários e cinema, seus quadros e desenhos servem como referência para qualquer outro artista", diz o curador da exposiação, Douglas Negrisolli.

Massenzi, nascido em Roma, chegou ao Brasil em 1947. A trabalho da Companhia Vera Cruz deixou sua marca no cinema brasileiro. Participou de 47 longas-metragens realizados entre 1949 e 1973. Entre os filmes em que trabalhou estão clássicos do cinema nacional como "O Cangaceiro", "Tico-Tico no Fubá", "Ravina", "Assalto ao Trem Pagador" e "Noite Vazia", entre outros.

Por seu trabalho, recebeu quatro prêmios Saci, dez menções do governo do Estado e três premiações da Associação de Críticos de Cinema do Estado de São Paulo. O artista deixou uma coleção de mais de 4.000 telas, aquarelas e desenhos produzidos ao longo da sua vida.

Pierino Massenzi – Exposição. De hoje até 4 de agosto, das 19h às 21h. No Spazio Italiano – Rua Airó, 69. Santo André Tel.:4427-6500. Grátis.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;