Política Titulo
Governo decide afastar Saturnino do PPA
13/02/2004 | 00:04
Compartilhar notícia


O governo decidiu nesta quinta-feira afastar o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) da relatoria do Plano Plurianual de Investimentos (PPA), em represália pela insistência dele em reduzir a meta de superávit primário (economia para pagamento de juros) a partir de 2005. A decisão será formalizada na terça-feira (17), quando o parecer do petista na Comissão Mista de Orçamento deverá ser rejeitado e nomeado um novo relator afinado com a política econômica do governo.

Desde dezembro o governo vem tentando convencer Saturnino a recuar de sua proposta, mas não obteve êxito. O senador argumenta que a redução do superávit primário é uma promessa do governo Lula e não afeta a confiança dos investidores estrangeiros.

No parecer, Saturnino previu que a meta de economia, fixada em 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB) entre 2004 e 2007, fosse reduzida gradualmente para 3,75%, 3,5% e 3,25% nos últimos três anos do PPA.

Isso permitiria uma elevação de R$ 27,9 bilhões nos investimentos previstos pelo governo para o período.

A oposição é favorável à proposta do petista, mas não tem maioria para aprová-la na comissão. O senador não quis comentar seu virtual afastamento da relatoria, que deve ser ocupada pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (PTB-RN).

De acordo com seus assessores, ele propôs pela manhã, numa reunião com os líderes da Comissão de Orçamento, submeter seu parecer a voto, o que daria ao governo a chance de votar em separado o item que trata do superávit. Mas não houve acordo.

"Vamos decidir no voto", anunciou o líder do PT na comissão, deputado Virgílio Guimarães (MG). "O senador Roberto Saturnino tem as convicções dele que destoam do programa do governo Lula." Na prática, a polêmica sobre o superávit no PPA é um forte sinal de que o governo Lula não está mesmo disposto a rever suas metas até o final de 2006. Alguns líderes ainda argumentam que essa discussão poderá ser feita a partir de abril, com a apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que definirá as metas fiscais de 2005 em diante, mas é pouco provável que isso realmente prospere.

"Ainda não estamos pensando sobre isso", disse nesta quinta-feira o ministro do Planejamento, Guido Mantega, que no ano passado lançou a idéia de calibrar as metas fiscais de acordo com o crescimento econômico.

O chamado superávit "anti-cíclico" prevê que as metas sejam menores quando a economia estiver em baixa e maiores quando o PIB estiver crescendo de vento em popa. O problema da proposta é que ela só teria sentido se tivesse sido colocada em prática em 2004, para tentar alavancar a recuperação econômica. Se ela for aplicada só no ano que vem, poderá significar um aumento e não uma redução da meta, se os prognósticos do governo sobre a retomada do crescimento se confirmarem.

Ou seja, iriam em sentido contrário ao esperado pelos petistas que pedem uma maior flexibilidade fiscal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;