Cultura & Lazer Titulo
Humor pela Paz reúne o melhor da charge e do cartum
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
28/07/2002 | 17:50
Compartilhar notícia


Humor Pela Paz e a Falta que Ela Faz é o novo livro de charges e cartuns lançado pela Editora Virgo, de São Caetano. O título reúne trabalhos de 29 artistas do humor gráfico brasileiro, entre eles dois ilustradores do Diário, Seri e Fernandes (vencedor no ano passado da categoria Caricatura do 28º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o mais importante do gênero no Brasil e um dos maiores do mundo).

Há outros autores do Grande ABC: Gilmar e Márcio Baraldi (Santo André), Cerito (São Bernardo) e Mastrotti (São Caetano), este também responsável pela edição e organização da coletânea.

São Paulo é o Estado com o maior número de desenhistas representados. Mas também tem gente de diversos outros lados (Maranhão, Paraíba, Rio, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul).

O livro dedica seis páginas para cada desenhista, separados em ordem alfabética. O início de cada seção traz uma caricatura do artista e um breve currículo do mesmo. O prefácio é assinado por Angeli, criador de personagens fascinantes como Bob Cuspe, Rê Bordosa e Os Skrotinhos. Entre os trabalhos de Fernandes e Seri, vários já foram publicados no Diário.

A apresentação escrita por Mastrotti dá dicas de alguns temas tratados no livro. Um trecho diz: “No Brasil, recordes de seqüestros e demonstrações de força por parte de organizações como o PCC e Comando Vermelho. No mundo o ‘11 de setembro’, a Guerra no Afeganistão na caça a Osama, o recrudescimento das tensões entre Israel e os palestinos tornaram o planeta um local mais inseguro para se viver e fez o medo ganhar espaço em nossas vidas. É nesse cenário que reunimos 29 artistas do traço para revelar com bom humor todos os lados da busca pela Paz, desde a nossa dura realidade até a esperança motivadora”.

A publicação do livro deu-se por meio de um projeto cooperativo no qual os custos da edição são divididos entre os autores, os quais recebem cotas do título. Esse sistema já foi utilizado pela Editora Virgo para os lançamentos de dois outros livros, Humor Brasil 500 Anos e 2001 – Uma Odisséia no Humor.

É uma forma de divulgar o trabalho dos desenhistas e apresentar o descontentamento dos mesmos com as dificuldades burocráticas e financeiras impostas pelo mercado editorial brasileiro no que diz respeito à publicação de livros de charge e cartum.

Humor Pela Paz e a Falta que Ela Faz pode ser comprado via internet (www.editoravirgo.com.br), pelo telefone 4226-4396 e também em eventos de lançamento. O valor é R$ 15.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;