Setecidades Titulo
Adolescentes ameaçam imitar atirador do shopping em S.Bernardo
Alexandre Hisayasu
Da Redaçao
25/05/2000 | 00:02
Compartilhar notícia


  Dois adolescentes do bairro Planalto, em Sao Bernardo, foram identificados pela polícia como os autores dos e-mails que ameaçavam o Shopping Metrópole, que fica no Centro da cidade. Eles assinavam as mensagens como Mateus 2, em homenagem a Mateus da Costa Meira, que matou três pessoas e feriu mais 36 em um dos cinemas do Shopping Morumbi, em Sao Paulo. O depoimento dos suspeitos estava marcado para esta quarta e, até as 19h, eles nao haviam comparecido à delegacia.

O conteúdo das mensagens, de acordo com o delegado Mauro Marcelo de Lima e Silva, do Setor de Investigaçoes Sobre Crimes de Alta Tecnologia, dizia que o shopping seria invadido pela dupla e vários tiros de pistolas automáticas seriam dados para o alto. Eles teriam afirmado que já haviam comprado as armas para concretizar as ameaças.

A assessoria do shopping informou que três mensagens foram enviadas. A primeira foi em janeiro, e as outras duas em abril. A recém-inaugurada Delegacia Contra Crimes pela Internet foi procurada e iniciou as investigaçoes.

Ainda de acordo com a assessoria, embora a direçao do shopping acreditasse que os autores dos e-mails estavam brincando, resolveram registrar o fato e entregar o caso nas maos da polícia.

De acordo com Lima, foram identificados dois provedores dos quais partiram as ameaças. "Localizamos dois computadores de onde partiram as mensagens. Os assinantes desses provedores moram no bairro Planalto, e as casas estao em ruas próximas. Logo, iremos identificar aqueles que foram os responsáveis pelas mensagens." O delegado disse que os pais dos adolescentes já entraram em contato com a polícia, e o depoimento deverá acontecer nesta quinta.

Em seguida, segundo a polícia, será registrado um boletim de ocorrência de Crime Contra a Honra. Caso o shopping entre com representaçao na Justiça, os responsáveis pelos adolescentes serao processados criminalmente.

Após o registro do BO, os dois deverao ser apresentados na Vara da Infância e da Juventude, que decidirá o que irá acontecer com eles.

O delegado Silva crê que, aos poucos, está sendo provado que a polícia tem condiçoes de rastrear criminosos da Internet. "Eles pensam que as leis do mundo real nao se aplicam no virtual. Estamos provando o contrário." afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;