Política Titulo Pesquisa digital
Mauá está entre as três cidades mais conectadas

Município é o único da região a encabeçar
pesquisa que analisa oferta de serviços on-line

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
29/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Mauá está entre as três cidades mais conectadas do Estado de São Paulo, segundo pesquisa que analisa a presença no mundo digital e quais ferramentas da web são oferecidas à população entre 46 municípios paulistas com mais de 200 mil habitantes ou PIB (Produto Interno Bruto) superior a R$ 4 bilhões – excluída a Capital. O município mauaense ocupa a terceira colocação, atrás da líder Jundiaí (Interior) e Santos (Litoral).

Entre os demais representantes do Grande ABC, Santo André ficou na 11ª colocação, seguida por Diadema (26ª), São Bernardo (31ª) e São Caetano (33ª). O levantamento pontuou as cidades de zero a dez, mas nenhuma alcançou a nota máxima. O índice obtido por Mauá e pelas outras quatro mais bem avaliadas foi sete. A nota média das demais foi de 4,6.

Realizada pela empresa Medialogue Digital, a ''Pesquisa Social Cities São Paulo - Interior'' elencou quatro quesitos para formar o ranking: presença, que analisou os sites das prefeituras e seus perfis nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Google+ e Flickr); ouvidoria, que levou em consideração a disponibilidade de recursos digitais abertos aos cidadãos e a frequência com que as administrações respondem aos questionamentos dos internautas no Facebook; o item informação avaliou a quantidade e qualidade das informações oferecidas; e o quesito audiência mediu o número de seguidores nas mídias sociais e o tempo que os munícipes passam nos portais dos Paços.

No ranking setorizado, Mauá está em primeiro lugar na tabela dos municípios da Região Metropolitana. Nessa tabela, Santo André vem em terceiro, Diadema em sétimo, São Bernardo em nono e por último, São Caetano (11º). O município mauaense, administrado pelo prefeito Donisete Braga (PT), também lidera a classificação do quesito informação.

Para o secretário de Governo em Mauá, Edílson de Paula (PT), os números são reflexos do “investimento feito na comunicação”. “A Prefeitura tem adotado postura não só de investir (recursos), mas de abrir-se mais para o mundo digital no sentido de facilitar a resolução dos problemas da população”, ressaltou Edílson, ao citar o 156, canal de atendimento por telefone da administração. “Pelo número, o munícipe registra a sua demanda e a gente encaminha para a secretaria competente”, explicou.

O chefe da Pasta também antecipou que o governo estuda a implementação de aplicativo do transporte público (para smartphones e tablets), que informa a lista e os horários dos itinerários, serviço já usado por Santo André, São Caetano e Diadema.

PREFEITOS
A pesquisa também avaliou o presença dos prefeitos nas redes sociais. O chefe do Executivo de Santana de Parnaíba (Região Metropolitana), Elvis Leonardo Cezar (PSDB), lidera o ranking geral. Entre os políticos da região, Donisete sai na frente, na 10ª colocação, seguido pelo prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), na 11ª, de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), em 14º, e Paulo Pinheiro (PMDB), de São Caetano (41º). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;