Cena Política Titulo
Para tirar Tarcisio do foco da crise
Raphael Rocha
23/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Voltou a ganhar força nos bastidores da Prefeitura de São Bernardo mudança para favorecer politicamente o secretário de Serviços Urbanos e provável candidato do PT à sucessão municipal, Tarcisio Secoli. O prefeito Luiz Marinho (PT) confidenciou a interlocutores que pretende tirar da gaveta plano para excluir Tarcisio de Serviços Urbanos e colocá-lo à frente da Pasta de Governo, hoje chefiada por José Albino.

A mudança atingiria dois coelhos com uma só cajadada. O primeiro ponto é fazer com que Tarcisio tenha o menor prejuízo eleitoral possível com atraso nas obras de sua competência, a principal delas o Projeto Drenar, que ultrapassa o montante de R$ 600 milhões em investimento. Os novos cortes de despesas anunciados pela equipe econômica da presidente Dilma Rousseff (PT) ligaram o sinal de alerta no governo Marinho e muitos acreditam que recursos previamente agendados para o Projeto Drenar possam ficar retidos – ou postergados. A outra ponta favorável é atender, finalmente, a um pedido dos vereadores da base de sustentação, que há tempos querem a cabeça de Zé Albino.

Sobram reclamações à (falta de) articulação do dirigente petista, que resultou na criação de bloco independente e sucessivas derrotas da administração Marinho no Legislativo.

Luto
Morreu ontem, aos 78 anos, Ângela Forte Belchior, mãe da presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior (PT). A causa da morte foi insuficiência respiratória aguda. Ela estava internada no Hospital Beneficência Portuguesa. O sepultamento está marcado para hoje, às 9h, no Cemitério da Vila Pires, em Santo André.

Coincidências
Não foi coincidência o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), ir para Santos na segunda-feira ao lado do ministro da Saúde, Arthur Chioro (PT), e no dia seguinte aumentar especulação para queda do titular da Pasta. Chioro pode deixar a vaga para acalmar o PMDB em Brasília e, como contrapartida, ser candidato a prefeito de Santos.

Tranquilidade
O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), mostrou tranquilidade ao ser questionado sobre possibilidade de haver pluralidade de candidatos ao Paço na eleição de 2016. “Estou muito tranquilo em relação a isso, acho que todos têm direito de ser candidato, quem quiser tem de ser mesmo, e é até bom para ver quem está do seu lado. Eu fui sozinho na última eleição e ganhei.”

Pluripartidário
Chamou a atenção o volume e abrangência de políticos em tradicional churrascaria de São Caetano. Estavam no local – e em mesas separadas – o deputado Caio França (PSB), Adler Kiko Teixeira (PSB-Ribeirão Pires), Hamilton Lacerda (PT-São Caetano), Edílson de Paula (PT-Mauá), Célio Boi (PSB-Diadema) e Pio Mielo (PT-São Caetano).

Rede registrada
Enfim o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou a criação da Rede Sustentabilidade, partido idealizado pela ex-senadora Marina Silva. Em 2013, Marina tentou regulamentar a sigla a tempo de disputar a eleição presidencial, mas o TSE considerou série de assinaturas falsas e ela teve de abortar o projeto. A ver se lideranças da região continuarão com Marina. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;