Setecidades Titulo Ribeirão Pires
UPA passa a contar com tomógrafo no próximo mês

Equipamento foi comprado em abril de 2014, mas sala precisou ser adaptada para recebê-lo

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
28/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Ribeirão Pires, que até hoje não dispunha de tomógrafo na rede pública de Saúde, passará a contar com o equipamento a partir do dia 15 de agosto, quando entrará em funcionamento no Centro de Diagnóstico por Imagem, instalado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia.

O aparelho – que custou R$ 661 mil, pago com recurso de emenda parlamentar do deputado federal Vicentinho (PT) –, foi adquirido pela Prefeitura em abril de 2014. No entanto, segundo o secretário municipal de Saúde, Carlinhos de Jesus, a sala disponibilizada para a realização do exame não atendia às especificações exigidas para colocar o equipamento em operação. “O espaço precisa ser baritado para proteger da radiação. Além disso, na época da aquisição, não tínhamos o protocolo clínico a ser utilizado e os técnicos não estavam preparados para atuar com o tomógrafo.”

Segundo Jesus, o aparelho será utilizado primeiramente em atendimento de urgência e emergência, que tem, em média, três demandas por dia. “Para disponibilizar para o uso ambulatorial, precisamos fazer um protocolo, porque tem algumas tomografias que os médicos da atenção básica pedem com uma substância denominada contraste, medicação na qual é necessário ter um médico 24 horas na sala porque há reações que podem levar a pessoa a óbito. Dentro de um mês deve estar disponível”, falou.

MOTOLÂNCIA

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires prevê para outubro dispor de duas motocicletas que serão chamadas de ‘motolâncias’. Como a Central do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) fica em Mauá, a ideia é que, com o acionamento do socorro, o setor avise aos enfermeiros responsáveis, que utilizarão as motos para chegar primeiro até o local da ocorrência e agilizar o atendimento.

O investimento para a compra dos veículos e equipamentos necessários será de R$ 30 mil.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;