Internacional Titulo
Kerry deve ser o adversário de Bush nas eleições
Da AFP
04/02/2004 | 00:57
Compartilhar notícia


O senador por Massachusetts, John Kerry, deve ser o concorrente de George W. Bush na eleições presidenciais dos Estados Unidos. Nesta terça-feira, ele venceu a primária dos Estados de Missouri, Delaware e Arizona, na corrida democrata para a Casa Branca, segundo projeções da imprensa, enquanto seu rival John Edwards ganhou a disputa na Carolina do Sul.

Missouri, que terá 74 delegados na Convenção Democrata, é o prêmio maior da disputa desta terça em todos os sete Estados onde são realizadas as primárias. Edwards, por sua vez, venceu a primária democrata da Carolina do Sul, de acordo com pesquisas de boca de urna divulgadas pelos canais de televisão.

Edwards, 50 anos, senador da vizinha Carolina do Norte, vem dominando as pesquisas de boca-de-urna em sua terra natal, a Carolina do Sul. O candidato disse que abandonaria a campanha se fosse derrotado neste Estado. Aparentemente, Edwards deve ter um bom desempenho na primária de Oklahoma.

Em Delaware, Kerry conseguiu a vitória por ampla margem, de acordo com informações da imprensa baseadas em pesquisas de boca de urna. O senador por Connecticut, Joe Lieberman, apostava em uma surpreendente vitória neste estado para se manter vivo na briga, mas está atrás de Kerry, segundo projeções.

Kerry também busca ganhar em mais dois Estados (Dakota do Norte e Novo México) seu direito de enfrentar o presidente George W. Bush na eleição presidencial do mês de novembro próximo.

No Estado de Oklahoma, Kerry disputa a liderança voto a voto com Edwards e com o ex-comandante supremo da Otan, Wesley Clark.

As eleições desta terça constituem a etapa mais importante na corrida pela investidura democrata, depois do caucus de Iowa (19 de janeiro) e as primárias de New Hampshire (27 de janeiro).

A interna desta terça-feira coloca 269 delegados em disputa, de um total de 4.322 que se reunirão na Convenção Democrata do próximo dia 26 de julho para eleger o candidato democrata que enfrentará o presidente George W. Bush nas eleições

Arizona - John Kerry também venceu a primária democrata do Arizonae ampliou sua vantagem na corrida pela vaga do partido nas eleições presidências de novembro deste ano. O desempenho de Kerry neste Estado só mantém a força do candidato em uma noite em que também venceu nos Estados de Missouri e Delaware.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;