Economia Titulo
Suspensao de vôos da Vasp afeta turismo no Recife
Do Diário do Grande ABC
26/04/2000 | 13:08
Compartilhar notícia


A suspensao dos vôos internacionais da Vasp que saem direto do Recife, anunciada esta semana, deixou apreensivos os agentes de viagem e outros segmentos do setor turístico. A medida deve provocar desaquecimento, até que haja a substituiçao das linhas por outras companhias, na avaliaçao do presidente da Associaçao Brasileira dos Agentes de Viagem (Abave/PE), Jorge Sales.

Os quatro vôos semanais da Vasp com destino direto a Bruxelas, Madri, Frankfurt e Zurique representavam de 20% a 30% do fluxo internacional do Estado, segundo dados da Abave.

A suspensao começa a valer a partir de 16 de maio e é conseqüência da decisao judicial, determinando a apreensao de quatro aeronaves MD-11, que operam vôos internacionais da Vasp, utilizados pela companhia em sistema de leasing, mas de propriedade da Boeing Company.

Os quatro vôos diretos do Recife somavam cerca de 600 passageiros, a cada semana, considerando a média de 150 passageiros por aeronave. A prática de tarifas mais baixas funcionava como um atrativo, segundo Jorge Sales. Os vôos para Bruxelas, por exemplo, tinham tarifa de US$ 784, enquanto o valor de mercado está em torno de US$ 1.000.

O presidente da Abave diz que há grande apreensao sobre os efeitos da suspensao dos vôos no turismo local. ``Vamos nos reunir ainda nesta quarta-feira com a direçao da companhia no Estado, para nos informarmos melhor sobre a medida e decidirmos que providências tomar', diz Jorge Sales.

A companhia já anunciou que passageiros com bilhetes marcados até 15 de maio poderao viajar normalmente. A partir do dia 16, as viagens serao transferidas para outras empresas ou haverá devoluçao do valor das passagens.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;