Cultura & Lazer Titulo
Santo André começa a preparar censo cultural
Vivian Whiteman
Da Redaçao
04/07/1999 | 16:10
Compartilhar notícia


Uma radiografia cultural de Santo André começa a ser preparada a partir de nesta segunda-feira. A Secretaria de Cultura da cidade, em parceria com uma empresa especializada nesse tipo de mapeamento, já está trabalhando no treinamento da equipe que, até o fim do ano, terá reunido informaçoes sobre as mais diversas atividades no cenário artístico-cultural-educativo da cidade, as quais serao arquivadas num banco de dados.

Trata-se, na verdade, de um censo cultural, que será realizado pela consultoria Informaçoes Culturais, com o apoio dos funcionários da Secretaria. "Durante toda a semana falaremos sobre a metodologia utilizada nesse tipo de pesquisa, já que os envolvidos precisam de treinamento específico", explicou o sociólogo Pedro José Braz, diretor da empresa, que já realizou trabalhos semelhantes em municípios da Bahia e Minas Gerais.

Essa fase preparatória vai até agosto. O próximo passo será a divulgaçao de uma grande campanha, que convocará os moradores, instituiçoes, grupos artísticos e todos aqueles andreenses que, de alguma forma, estejam envolvidos em iniciativas culturais, a se cadastrar nos postos que estarao espalhados pela cidade a partir de setembro.

Segundo Braz, as pessoas serao incentivadas a comparecer aos postos, onde preencherao formulários específicos para seu tipo de atividade. "Nos interessa desde um grupo de teatro iniciante até a companhia de teatro mais antiga da cidade, por exemplo. A intençao é conscientizar e esclarecer a populaçao, e acumular o maior volume possível de informaçoes", disse.

O sociólogo lembrou ainda que a área de alcance do censo ultrapassa as manifestaçoes mais facilmente identificadas como culturais. Além de teatro, dança, artes plásticas, cinema, música e literatura, a pesquisa incluirá também o levantamento de todas as instituiçoes, espaços públicos que abrigam atividades nesse sentido, bibliotecas, centros culturais, livrarias, lojas de CD, jornais, rádios e revistas etc.

Além disso, também podem se cadastrar pessoas ou estabelecimentos que prestem serviços culturais indiretos, como empresas que trabalham com iluminaçao para espetáculos ou alugam equipamentos de som.

Catálogo virtual - Os moradores de Santo André e a empresas e instituiçoes ligadas à cultura na cidade terao um estímulo a mais para participar do censo. A grande vantagem do projeto é que, depois de montado, o banco de dados estará disponível na Internet, numa home page criada exclusivamente para consultas. "Ficará tudo muito mais fácil para um produtor que procura um grupo de teatro, para um garoto que procura um curso de formaçao de atores ou para um diretor que quer alugar um espaço para uma peça", afirmou Braz.

Além desse serviço à populaçao, o censo funcionará também como uma espécie de guia de açoes culturais para a Prefeitura, como destacou o secretário de Cultura do município, Altair Moreira. "Tenho certeza de que descobriremos uma série de outros canais de atuaçao dentro da cidade. Teremos uma visao global do que se produz e, por isso, sairemos de uma esfera de relaçoes com um grupo fechado de artistas e instituiçoes, a qual, com o passar do tempo, acaba se tornando viciada", analisou.

Com os dados à disposiçao, Moreira acredita que a secretaria terá melhores condiçoes de decidir onde aplicará seu dinheiro, dando prioridade às áreas que se revelarem deficientes. "Será possível verificar os setores que vao bem e aqueles que precisam ser melhorados, e, a partir disso, trabalhar em favor destes", considerou o secretário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;