Memória Titulo Memória
E assim nasceu esta série...

A Semana Antenor Coradi teve sua origem no primeiro semestre deste ano

Ademir Medici
27/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A Semana Antenor Coradi teve sua origem no primeiro semestre deste ano, graças a uma foto enviada à Memória pela cronista Didi Bellinghausen Coppini. Publicamos a imagem dos atiradores de um ano incerto dos primeiros tempos do TG (Tiro de Guerra) de São Bernardo. Não tínhamos maiores informações nem sabíamos direito a quem pertencia.

Os fatos se sucedem. Chega a primeira explicação, de Isa Yara Coradi Carraro. Foi ela quem encontrou a foto “no fundo do baú”, como diz, lá em Itanhaém. Isa repassa a foto ao irmão, Carlos Daniel Coradi, ambos filhos do Sr. Antenor, do estúdio fotográfico da Rua Marechal Deodoro. E Carlos oferece o texto que se segue, que guardávamos para uma ocasião como esta:

Maldade...

Texto: Carlos Daniel Coradi

O sargento se chamava Vitória e no primeiro domingo de apresentação ele ordenou:

- Ao meu apito, todos corram e trepem naqueles eucaliptos ao final do campo...

“Esqueceu” de dizer, o fdp, que passava um córrego no final e havia uma cerca de arame farpado. Quando os primeiros chegaram, foram empurrados pelos demais e muita gente se machucou e se cortou, além de muitos terem caído na água do córrego. Adeus roupa de domingo.

Eu virei “cabo de guarda” e o sargento Vitória, depois, sempre me tratou bem.

NOTA DA MEMÓRIA – Continuamos a nos corresponder. Os irmãos Coradi há anos longe de São Bernardo, no Litoral. E pelo milagre da construção da memória, toda uma história brotou espontânea e livremente. Com uma amiga, Isa ordenou suas lembranças, que têm tudo a ver com São Bernardo e que começamos a publicar amanhã, domingo. Não percam.

Em tempo: na segunda publicação desta mesma foto, nomes de atiradores colegas de Carlos Coradi e o ano em que foi batida: 1956. Agora, a foto é publicada pela terceira vez, com todas estas explicações.

Nas ondas do rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flashback, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e notícias no tempo.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. Para lembrar os 70 anos de Chico Buarque, entrevista com o compositor feita pela Rádio Eldorado em 1983; a Musa da MPB, cantora Nara Leão; a história do Trem da Cantareira (O Trem das 11), da música de Adoniran Barbosa; um personagem de 55 anos, Bidu, o cãozinho azul, das histórias em quadrinhos de Maurício de Sousa. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Ao vivo no estúdio, Valquíria Moraes, presidente do Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão, de Vila Vivaldi, São Bernardo, vencedor do Prêmio Volkswagen na Comunidade de 2014. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Músico e compositor Hervé Cordovil, suas histórias, sua música. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Santos do dia

- São João Apóstolo e Evangelista. É muito difícil imaginar que esse autor do quarto evangelho e do Apocalipse tenha sido considerado inculto e não douto. Mas foi dessa forma que o sinédrio classificou João, o apóstolo e evangelista, conhecido como o discípulo que Jesus amava</CW>.

- Fabíola

- Teófanes

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 27 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5708

Manchete – Impostos municipais aumentam 210% em Santo André em 1985

Movimento sindical – Por abono, funcionários param na Philips e suas coligadas, Ibrape e Constanta.

Natal – E assim eles passaram o Natal. Repórteres acompanham o dia dos moradores que compuseram o suplemento natalino do Diário batizado de Natal Brasileiro: o presidiário, favelados, crianças em creche, morador de rua, enfermeiro, bombeiro e o nosso Paulão, o laboratorista do Diário que foi capa do suplemento, vestido de Papai Noel.

Polícia – Fim de semana prolongado faz 15 vítimas na região.

Editorial – Chuvas de verão já exigem providências

Em 27 de dezembro de...

1905 – Decreto concede à Companhia Telefônica do Estado de São Paulo licença para a instalação, uso e gozo ou exploração de uma linha telefônica ligando a Capital a Santos.

- Os fios serão sustentados por uma fileira de toras ao longo do Caminho do Mar, cortando São Bernardo. Gigantescos postes de madeira sobreviverão até a década de 1960. Ocuparão calçadas de vias como a Rua Marechal Deodoro.

1914 –A guerra. Da manchete do Estadão: “No norte, o nevoeiro dificulta as operações”.

- Violento incêndio destrói o Polytheama, o mais antigo teatro de São Paulo, um casarão de madeira e zinco da Rua de São João, a futura Avenida São João.

1924 – Fundada a Rádio Clube de Santos, uma das primeiras do Brasil.

1934 – Funcionários dos Correios e Telégrafos entram em greve.

1954 – Companhia Cinematográfica Vera Cruz, de São Paulo, lança o documentário São Paulo em festas, de 50 minutos. Entre as imagens, destaca-se um desfile de fanfarras no Anhangabaú e a apresentação de uma banda na concha acústica do estádio do Pacaembu, comemorativos ao Quarto Centenário.

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Espírito Santo do Pinhal, Fernão, Gavião Peixoto, Salto Grande, Tapiratiba e Trabijú. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;