Cultura & Lazer Titulo Literatura
Hatoum: 'Nem tudo está perdido'
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
23/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Apaixonado pela obra do francês Gustave Flaubert (1821-1880) desde a adolescência, o escritor manauara Milton Hatoum vem hoje às 9h, à Biblioteca Paul Harris, em São Caetano, para falar sobre "Três Contos", que traduziu em parceria com Samuel Titan Jr. A palestra faz parte da série "Viagem Literária", promovida pela Secretaria de Estado da Cultura.

Hatoum encerra a participação no projeto na região. Passou por cidades como Ferraz de Vasconcelos, Pederneiras e São Pedro. Embora tenha se afastado um pouco da rotina de bienais e outros eventos literários - "não tenho mais estrutura" - o autor encarou as viagens como um serviço de formação de leitores. "Tento, na medida do possível, desintoxicar as pessoas daquilo que não é literatura: autoajuda e as listas dos mais vendidos da revista, que hoje só interessam porque têm o livro do Chico Buarque (‘Leite Derramado')", sentencia.

O primeiro contato com a obra sobre a qual falará foi aos 13 anos: uma leitura dirigida pela professora de francês, em Manaus. "Escolhi esse livro porque o formato ajuda no contato com leitor e Flaubert é um autor de referência", diz.

A experiência rendeu bate-papos proveitosos. "Conheci bons leitores. Nem tudo está perdido", brinca Hatoum, que lançou neste ano, também de contos, "A Cidade Ilhada". O quinto romance, "Órfãos do Eldorado", é do ano passado, mas o escritor não faz planos. "Não faço a menor ideia de quando vem o novo romance. Pretendo publicar as crônicas que escrevi para o "Estadão", para a revista "Entrelivros" (extinta) e mais algumas publicadas em outros cantos."

Viagem Literária com Milton Hatoum. Hoje, às 9h. Na Biblioteca Paul Harris - Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, São Caetano. Tel.: 4229-0245. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;