Setecidades Titulo Clima
Onda de frio
ocorre a cada
dez ou 20 anos

Capital e região registram recorde de baixas temperaturas; previsão para hoje, no entanto, é de sol

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
26/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


As baixas temperaturas registradas na Capital e na região desde terça-feira são atípicas, mesmo no inverno. Segundo o meteorologista da Somar Meteorologia Gustavo Verardo, elas fazem parte de fenômeno que ocorre a cada dez ou 20 anos, quando as massas de ar polar que chegam do Sul do continente se tornam muito geladas.

“A última vez que esse fenômeno ocorreu foi no ano 2000, mas também tivemos registros de temperaturas muito baixas no País nos anos de 1975, 1965 e 1961”, destaca Verardo.

Na Capital, a tarde de quarta-feira foi a mais fria do ano, com os termômetros marcando a máxima de 8,5ºC. A mínima ficou em 5,2ºC. Desde 1961 as temperaturas não ficavam tão baixas em São Paulo.

E o frio não ficou concentrado apenas nas regiões Sul e Sudeste do País. No Amazonas, a mínima foi de 11,4ºC na quarta-feira, e a máxima não passou dos 16,7ºC. Em Rio Branco, no Acre, a mínima ficou em 9ºC. Cidades do Mato Grosso do Sul registraram temperaturas abaixo de zero.

Para hoje, a previsão, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), é de aberturas de sol durante a manhã e à tarde. A sexta-feira também estará mais quente, em comparação com os últimos dias: a mínima prevista é de 11ºC e a máxima, 20ºC. Pode chover em pontos isolados.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;