Interação Titulo
Sustentabilidade 3 'Es'

Educar, entender e envolver...

Carlos Ferrari
26/09/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


O professor Ismael Rocha, da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), em fala recente no evento Mais Sustentável, promovido pela Fenavape (Federação Nacional das Avapes), em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e com a Microsoft, trouxe para debate e reflexão dos participantes, os três ‘Es' da sustentabilidade.

Sustentabilidade: uma palavra tão presente na vida das pessoas, cada vez mais toma sentido e torna-se urgente, enquanto conceito a ser apropriado, pois impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas.

Costumo definir sustentabilidade como sendo a autoalimentação de qualquer que seja a situação, por parte daqueles que fazem parte. Parece complexo, não é? Pense em um casamento, ele só pode ser sustentável se as partes envolvidas cuidarem das relações, alimentarem o cotidiano e prevenirem as perdas e grandes desgastes.

Educar, entender e envolver. Esses três ‘Es' trazidos pelo professor Dr. Ismael nos fazem pensar que, para ser sustentável, faz-se necessário percorrer um caminho. Entender, muitas vezes, torna-se fundamental para que se possa chegar a um futuro envolvimento. E para que se entenda, segundo ele, vem a necessidade de se educar.

Pensemos em situações do cotidiano em que poderíamos buscar a sustentabilidade: nosso emprego, nossos amigos e nossa participação comunitária. 

Talvez alguém venha dizer: ‘nossa, olhando para os três ‘Es', eu posso chegar à conclusão de que não quero que isso seja sustentável'?

Pois aí começamos a ver na prática a importância do conceito. Um planeta sustentável deve ser fruto da decisão das pessoas que nele vivem.

Sair do discurso e passar a ser uma bandeira do dia a dia de todos os cidadãos, será, de fato, o marco que dará ao conceito de sustentabilidade, uma vida sustentável enquanto ideia prevalente em toda a sociedade.

E então vamos começar a trabalhar os três ‘Es'. Experimente iniciar escrevendo seu projeto de mundo sustentável. Seja o protagonista dessa transformação, comece por você.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;