Cultura & Lazer Titulo
Novo paulista
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
01/01/2011 | 07:42
Compartilhar notícia


O ano que passou viu um inspirado cenário musical germinar na selva de pedra paulistana. Nos últimos momentos, quem despontou foi Marcelo Jeneci, com o lançamento de "Felicidade" (Som Livre, preço médio R$ 28).

Jeneci, 28 anos, nascido em Guaianazes, na Capital, passou dez anos trabalhando como instrumentista - piano, teclado e acordeon - para artistas como Chico César, Vanessa da Mata e Arnaldo Antunes. Inspirado por Los Hermanos, largou suas bases musicais e começou a compor suas próprias canções dedilhando guitarra e violão.

Foi em casa, com o pai, que prepara sanfonas para músicos como Dominguinhos e Zezé Di Camargo & Luciano, que o artista pegou gosto pela sanfona, a responsável por catapultá-lo ao meio artístico.

Fez sucesso, antes de dar voz ao seu trabalho, na interpretação de Vanessa da Mata de "Amado", composição que fez parte da trilha sonora da novela "A Favorita".

FELICIDADE - O disco de estreia traz mérito a aspectos que não se conhecia de Jeneci, que até então era apenas uma virtuose da sanfona. As composições, sem temas abstracionistas - estilo muito comum na música recente - traz letras fáceis sem bestialização, sem apelar pra rimas bobas ou refrões que grudam na mente.

Há uma certa fusão de universos nas letras - café com leite de rosas, Jardim do Éden em Paraisópolis e pessoas estrelas -, mas elas não vagueiam ao léu, contam sobre histórias de amor, a busca da felicidade e as decepções da vida.

Outro aspecto interessante é o fascínio do compositor pela chuva. Na faixa homônima ao disco, a ordem é "dançar na chuva quando a chuva vem". "Tempestade Emocional", já diz que vai chover desilusão, entre outros temporais.

"Quarto de Dormir", uma das faixas do álbum, fez com que Jeneci fosse comparado a nada menos que Roberto Carlos, na sua profícua fase de cancioneiro do amor.

Sonoramente, o álbum faz uma viagem. Passa pelo pop, caipira, flerta com o hula-hula e chega ao rock e ao eletrônico. Vem permeado de sanfona, violino, violões, guitarras, bateria e piano.

Entre baladas dramáticas - com base de piano, violino ou violões - e as alegres canções mais pop ou roqueiras, há vislumbre para todos os gostos.

Laura Lavieri, jovem cantora de 20 anos, praticamente divide o CD com Jeneci. Faz duo em diversas faixas e chega até a cantar sozinha. O dueto dos dois em "Pra Sonhar" - em tom caipira - e "Pense Duas Vezes Antes de Esquecer" - um rock que encontra escape no lirismo, traz o ponto alto da parceria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;