Internacional Titulo
Colin Powell diz que Yasser Arafat é um 'fracassado'
Da AFP
25/07/2003 | 13:27
Compartilhar notícia


A criação de uma nação palestina independente até 2005 é uma tarefa muito difícil de se conseguir, frisou o secretário de Estado, Colin Powell. A autoridade americana ainda fez questão de classificar Yasser Arafat como um dirigente fracassado, em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo jornal árabe Al Hayat.

"Acreditamos que Arafat é um líder fracassado, que não soube aproveitar as oportunidades que foram dadas à sua administração", disparou Powell.

"O primeiro-ministro palestino, Mahmud Abbas, é a pessoa no momento com quem cooperamos", ressaltou o secretário. "Ele conseguiu resultados concretos. Melhorou a vida dos palestinos, sobretudo na Faixa de Gaza. Abbas acalmou a situação, abrindo espaço para a esperança de um acordo entre as duas partes (israelenses e palestinos)", explicou.

Abbas será recebido nesta sexta-feira na Casa Branca pelo presidente americano, George W. Bush.

Quanto à possibilidade da criação de um Estado palestino antes do fim de 2005, como prevêem Bush e o plano internacional para o Oriente Médio conhecido como Mapa da Paz, Powell afirmou: "Acho que é uma tarefa difícil, ainda que sempre possível...". Ele acrescentou ainda que palestinos e israelenses levaram a cabo recentemente boas 'iniciativas para avançar no processo de paz, as quais reduziram significativamente a violência e o terrorismo'.

"Se conseguirmos estimular as partes a cumprir seus compromissos com o Mapa da Paz (...), acredito que seria até posível obter o objetivo de Bush em ter um Estado palestino já em 2005", reforçou Powell.

O americano também lembrou que os movimentos islâmicos radicais precisam ser desmantelados, mesmo após a trégua contra Israel proclamada unilateralmente no dia 29 de junho por cinco grupos palestinos, entre eles: o Hamas, a Jihad islâmica e o Fatah. "É necessário ter em mente, que mesmo sob cessar-fogo estas organizações continuam possuindo capacidade para promover atividades terroristas", finalizou Powell.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;