Nacional Titulo
Tremor de 7 graus atinge o Amazonas
Do Diário OnLine
20/06/2003 | 20:33
Compartilhar notícia


Um tremor de 7 graus na escala Richter (que vai de 1 a 9) foi registrado na madrugada desta sexta-feira no Estado do Amazonas. Apesar da intensidade, o terremoto ocorreu a 553 quilômetros de profundidade e, por isso, não causou danos à população. O epicentro foi nas proximidades da fronteira com o Acre, na cidade de Cruzeiro do Sul.

O Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília informou que o tremor foi causado pela movimentação de placas tectônicas. Sismos semelhantes a esse ocorrem com certa freqüência na região, mas dificilmente são percebidos devido à profundidade.

Apenas cinco abalos sísmicos com magnitude superior a 7 graus foram registrados no Brasil nos últimos 100 anos, mas todos a uma grande profundidade. O tremor mais próximo à superfície aconteceu em 1995 no Mato Grosso do Sul, com 6,2 graus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;