Internacional Titulo
Israel promete libertar 350 palestinos não radicais
Do Diário OnLine
Com AFP
23/07/2003 | 08:48
Compartilhar notícia


Uma comissão interministerial israelense, presidida pelo primeiro-ministro Ariel Sharon, decidiu nesta quarta-feira libertar 350 presos palestinos, mas descartou os nomes dos prisioneiros radicais dos grupos extremistas Hamas e da Jihad Islâmica. Os beneficiados constam de uma lista elaborada pelo Shin Beth, serviço de segurança interna israelense. A decisão, segundo os palestinos, conduzirá o processo de paz a um ponto morto.

A comissão também decidiu enviar novamente ao governo um documento sobre outros 100 presos "que pertencem a organizações terroristas".

A imprensa de Israel não informou se as libertações vão acontecer antes de 29 de julho, data da reunião entre o primeiro-ministro Sharon e o presidente americano, George W. Bush, na Casa Branca (Washington).

Pouco antes da confirmação, a rádio militar israelense havia informado que a comissão analisava a libertação de 450 palestinos, incluindo dezenas de membros do Hamas e da Jihad Islâmica que não têm "sangue nas mãos" – fazendo referência a extremistas envolvidos em atentados contra alvos israelenses.

Segundo os meios de comunicação locais, a inclusão de extremistas na lista teria ocorrido por pressão dos EUA. O primeiro-ministro israelense desmentiu a informação. "Não há pressão sobre Israel e seus habitantes, Israel não faz e não fará nenhuma concessão", declarou o chefe de governo à rádio militar.

"Estamos entrando numa enorme crise política com os israelenses e esta decisão levará o processo político a um ponto morto", declarou o ministro palestino encarregado dos prisioneiros, Hisham Abdel Razaq, nesta quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;